Grande Curitiba

CIC tem o mais novo espaço cultural da cidade, obras de macrodrenagem e ruas pavimentadas

3 de janeiro de 2022 às 15:42
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Conhecida por abrigar parte considerável do parque industrial de Curitiba, a Regional CIC, formada pelos bairros Augusta, CIC, Riviera e São Miguel, começou assumir uma nova vocação. A região passou a ter um palco da cultura, com a inauguração do Teatro da Vila, um complexo que será o veículo de expressão da identidade cultural do lugar.

Habitada por 206.342 moradores (IBGE/IPPUC 2020), a única administração regional que não contava com sede própria, agora vai ganhar uma moderna Rua de Cidadania, que será integrada a outros equipamentos públicos, trazendo mais comodidade para todos os usuários.

Moradores de ruas saibro também tiveram motivo para comemorar, uma vez que o asfalto chegou em várias ruas e novas intervenções estão programadas na sequência.

Por falar em mobilidade, a Prefeitura está executando uma obra importante na região. É a correção geométrica da Rua Eduardo Sprada, que vai contribuir para o trânsito fluir de forma ordenada e segura.

Estreia do Teatro da Vila

No Dia Nacional da Cultura (5 de novembro), Curitiba ganhou mais um espaço cultural. O prefeito Rafael Greca inaugurou o Teatro da Vila, na Vila Nossa Senhora da Luz.

Com sala de exibição de filmes, apresentação de espetáculos e realização de cursos de música e artes cênicas, o Teatro da Vila é um cineteatro com capacidade para 245 pessoas.

“É um momento histórico, pois abrimos aqui uma casa de cultura, no coração da CIC, um teatro, um lugar para o exercício da poesia, para fabricar consciência, democracia e criar o futuro”, disse Greca na ocasião.

A sala de espetáculos recebeu o nome do ator Tarcísio Meira, em homenagem ao artista brasileiro que morreu em agosto deste ano, vítima de covid-19.

Espaço multifuncional

O cineteatro dispõe de modernos equipamentos para projeção de filmes e sistema de iluminação e sonorização próprios para espetáculos cênicos.

O local está adequado às condições de acessibilidade, tem poltronas para obesos, áreas para cadeirantes e elevadores de acesso ao palco para artistas com necessidades especiais.

Arte urbana

O Teatro da Vila terá uma programação diversificada oferecida pela Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), e deverá ser apropriado pela comunidade para as suas manifestações artísticas, como a arte urbana em geral, uma das expressões mais marcantes da cultura do bairro.

Também há espaço de formação. Projetos como o MusicaR (de musicalização infantil), o Nosso Canto (de técnica vocal) e o Danças Urbanas (com ênfase em estilos como breaking e funk), passam a utilizar o local para as suas atividades.

Eduardo Sprada

Para melhorar o trânsito na região, a Prefeitura está executando uma obra de correção geométrica da Rua Eduardo Sprada, na região do cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

A intervenção vai corrigir o traçado da Rua Eduardo Sprada, eliminando a obrigatoriedade de os motoristas terem que fazer duas curvas fechadas, no encontro com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e antes de passar sob a rodovia BR-376, para seguirem seu itinerário pela via. A previsão é de que o trabalho dure seis meses.

Rua da Cidadania sustentável

A nova sede da Rua da Cidadania da CIC será um equipamento inovador, com foco no reaproveitamento energético e geração de energia limpa. A nova estrutura terá a captação de energia solar, por placas fotovoltaicas, e também reservatório para o reuso da água da chuva.

O prédio será construído na Vila Nossa Senhora da Luz, o conjunto habitacional mais antigo de Curitiba. Serão 14,5 mil metros quadrados de área construída, dos quais 8,8 mil m² da ala de atendimento da rua, além de subsolo com estacionamento e serviços gerais.

Integrada com equipamentos

A Rua da Cidadania da CIC será integrada aos equipamentos públicos da região, como o Teatro da Vila, o Farol do Saber e Inovação Frei Miguel Bottacin, o Cras Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Albert Schweitzer.

O projeto prevê também uma ligação de pedestres até a estação Pedro Gusso para atender tanto os usuários do equipamento e do campus da UTFPR. Uma linha circular de micro-ônibus fará a ligação da Rua da Cidadania ao terminal CIC-Sul.

Caminhar Melhor no Vitória Régia

As calçadas da Rua Eduardo Afonso Nadolny, no centro comercial do Conjunto Vitória Régia, estão passando por obras de reestruturação. O novo passeio em blocos de concreto (paver) vai alcançar 630 metros da via, no trecho entre as ruas Cyro Correia Pereira e Major Victor Feijó.

O modelo das novas calçadas privilegia a segurança, o conforto e a facilidade de acesso dos pedestres ao comércio e aos serviços. A ação faz parte do programa Caminhar Melhor, de melhoria e expansão da malha de calçadas e ciclovias, em curso por toda a cidade desde o começo deste ano.

Ruas asfaltadas

O Programa Asfalto no Saibro beneficiou moradores de 11,3 km de ruas da regional. Foram executadas 33 ações para requalificar ruas de pavimento primário, que deram adeus à lama, poeira e buracos.

Ao todo, a Prefeitura fez 89 ações de pavimentação na regional, que resultaram na implantação de 58,9 km de asfalto.

Zeladoria nos bairros

A Prefeitura faz o trabalho constante de zeladoria nos bairros da região. As ações previnem alagamentos, deixam parques, praças e áreas públicas livres do mato e mantém a malha viária em dia, trazendo mais qualidade de vida e segurança à população.

Drenagem: 248.849m
Roçadas: 2.170.562 m²
Tapa-buracos: 395.880 metros

*Período de janeiro a novembro de 2021

Iluminação renovada

A Prefeitura recuperou o sistema de iluminação que atende a uma das confluências de tráfego de veículos mais movimentadas do bairro CIC. O encontro entre a Rua Vicente Micheloto, a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e a rodovia BR-376 voltou a ficar bem iluminado. No lugar das estruturas e materiais furtados foram colocados novos postes, 22 braços de três metros e mais 24 luminárias de LED com potência de 150 watts.

Mais LED nas ruas

As ruas e espaços de lazer da regional estão mais iluminados com a instalação de 350 novas lâmpadas de LED na região, mais econômicas e duráveis. Nos últimos 5 anos, a região ganhou 7.615 luminárias de LED.

Para 2022, novas intervenções estão previstas para a região, com o projeto de instalar iluminação de LED em 12 km do Contorno Sul.

Prevenção de alagamentos

No Ribeirão dos Müller, no bairro CIC, a Prefeitura investiu R$ 6,2 milhões em obras de alargamento e reperfilamento do canal, construção de diques de contenção, implantação de estruturas de controle de vazão e recuperação de sua mata ciliar, em agosto o ribeirão passou por um processo de limpeza.

Para melhorar ainda mais o fluxo da água, foram retirados do leito e das margens mais de 576 toneladas dos mais variados tipos de resíduos. Com isso, além de eliminar os riscos de assoreamento e consequente transbordamento, o Müller deixa de servir como criadouro de vetores de doenças como o mosquito da dengue.

“Ficou excelente, bem completo o trabalho. Agora é com a comunidade, que vai cuidar e ficar atenta pra que gente de fora não venha mais jogar essas coisas no nosso rio”, comemorou a integrante da Associação de Moradores Augusta B, Maria Aparecida Ferreira, mais conhecida da comunidade como Mara.

Mutirão de limpeza

Na Vila Verde, um mutirão de limpeza da Secretaria de Meio Ambiente recolheu 136 toneladas de lixo. O volume lotou 12 caminhões. Ao final da ação, crianças da Escola Municipal e Centro de Educação Integral América Costa Sabóia plantaram mudas de araçás, araticuns e ipês roxos e amarelos na Praça Jornalista Rubens Ávila.

Entre as ações de manutenção se destacam a revitalização do mirante metálico do Parque Passaúna e também da pista de skate da Praça Antônio Gebran, feitas pela Secretaria do Meio Ambiente

Galeria e muro de contenção

Outras obras recentes que mostram o cuidado com a prevenção de enchentes, foi a implantação da nova galeria de águas pluviais na Rua Nelson Borba, a partir do cruzamento com a Rua Bernardo Meyer, (CIC), se estendendo por cerca de 1,5 quilômetro também pelas ruas José Mendes Sobrinho e Ludovico Zanier.

E a construção de um muro de contenção nas margens do Rio Barigui, numa extensão de 3.486 metros e do perfilamento do canal e alinhamento de fundo do Rio Barigui, com extensão de 22km.

Unidade de saúde renovada

Em setembro de 2021, foi entregue aos moradores do bairro CIC, as obras de revitalização e ampliação da Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz.

A unidade atende cerca de 12 mil usuários da Vila Nossa Senhora da Luz, primeiro conjunto habitacional do Paraná e um dos pioneiros no Brasil e que, em novembro deste ano, completa 55 anos de sua inauguração.

Foi feita a reforma completa da Unidade, que incluiu a ampliação da estrutura, passando de sete para 12 consultórios. A clínica odontológica foi entregue com o novo modelo, com individualização dos pontos de atendimento.

“Por ser a mais antiga do bairro, nosso postinho precisava de uma boa mexida. Valeu esperar: ficou muito melhor do que os moradores e a equipe de saúde esperavam”, avalia Dilceneia Rodrigues da Silva. Vice-presidente do Conselho Local de Saúde da Unidade Nossa Senhora da Luz pelo segmento Usuários, ela mora no bairro desde a implantação, há 55 anos.

Do piso ao teto

Os trabalhos envolveram troca de telhado, de estrutura da cobertura, forro e fiação elétrica. Também foram substituídas as luminárias, tubulação de águas pluviais, hidráulica e piso. As paredes que eram de madeira foram substituídas por alvenaria; e também foi feita a pintura interna e externa.

Entre outras benfeitorias foi feita a instalação de lavatórios; criação do Espaço Saúde; adequação do espaço da cozinha; criação de banheiros e vestiários exclusivos para funcionários.

População atendida

No período de janeiro a novembro de 2021, o distrito sanitário CIC realizou 223.223 consultas médicas, 104.941 de enfermagem e 58.400 procedimentos odontológicos, além de 805.769 procedimentos médicos e de enfermagem. Na Vila Barigui, a remoção de 81,2 toneladas de lixo foi decisiva para as ações do programa Curitiba Sem Mosquito.
Escolas equipadas

A Escola Municipal São Miguel foi a primeira da CIC a receber, em novembro, itens como cadeiras, armários, estantes, mesas, brinquedos, tatames e gaveteiros. A unidade tem 963 estudantes e é atendida por 87 funcionários. O investimento foi de R$ 192.976,68 em 110 itens. Todas as unidades da Regional estarão com seus enxovais renovados até o fim de 2022.

A entrega faz parte de um amplo programa de renovação do enxoval pedagógico de mais de 400 escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs). O investimento é de R$ 40 milhões, dos quais R$ 7,4 milhões equiparão as unidades da Regional CIC.

Apoio social

No período de janeiro a novembro de 2021, as equipes da Fundação de Ação Social (FAS) atenderam 12.069 famílias, 223 adolescentes e 258 idosos, presencial ou remotamente. Outros 507 atendimentos especializados foram prestados nos CREAS e 164 para pessoas em situação de rua.

Bem-estar animal

Mais de 2 mil cães e gatos foram castrados no mutirão móvel realizado na regional entre outubro e novembro, por meio da Rede de Proteção Animal. As cirurgias fazem parte do Programa Municipal de Castração Gratuita, que em 2021 chegou a 21 mil animais atendidos em Curitiba. Nos últimos quatro anos, foi batida a meta de 60 mil castrações.