Grande Curitiba

Após festas de fim de ano, procura por atendimento médico de pessoas com sintomas respiratórios aumenta

Nova estruturação vai funcionar, temporariamente, desta terça-feira (4/1) a sexta-feira (7/1); confira onde buscar o atendimento correto, dependendo da situação (sintomas gripais, Covid, vacinas e outros casos de saúde)
4 de janeiro de 2022 às 11:14
(Foto: Jaelson Lucas/SMCS / Arquivo)

Em razão da alta procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de pessoas com sintomas respiratórios, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba reestruturou, temporariamente, seus serviços.

Entre esta terça-feira (4/1) e sexta-feira (7/1), 12 Unidades de Saúde serão convertidas em pontos de atendimento de casos suspeitos e com sintomas leves de gripe e covid-19. Durante esta primeira semana de janeiro, essas unidades (veja lista abaixo) também vão atuar com horário estendido, das 7 horas às 20 horas.

A decisão da mudança decorre da alta demanda por parte de pessoas com sintomas leves, como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, perda do olfato ou paladar.

Segundo a SMS, trata-se do efeito do relaxamento das medidas não farmacológicas de proteção por parte da população, como o uso de máscaras e higienização das mãos, além da ocorrência de reuniões, eventos e confraternizações sociais presenciais no período das festas de fim de ano.

“As UPAs são unidades destinadas para atender situações de urgência e emergência que não podem esperar e com risco iminente de morte. Situações menos críticas devem ser atendidas em outros pontos da nossa rede, por isso, estamos ampliando as opções de acesso à população a um fluxo adequado”, destaca a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

As 12 unidades que farão apoio às UPAs a partir desta terça-feira (e até sexta-feira, 7/1) vão atender exclusivamente situações respiratórias ou de emergência.

O usuário deve procurar a unidade mais próxima de sua casa, em seu Distrito Sanitário. Durante esse período, outros serviços das unidades de saúde – inclusive a vacinação – serão realizados nas demais unidades.

Use a central 3350-9000

Esta é a segunda ação que a SMS adota para adaptar o fluxo de atendimento ao aumento da demanda por situações decorrentes de sintomas respiratórios.

Em 28 de dezembro, com o início do crescimento da procura, a Secretaria reforçou o teleatendimento para esses casos, pela Central 3350-9000. Esse canal é o mais adequado para quem suspeitar ter sido contaminado por covid-19 ou gripe, pelo conforto de ser atendido por profissionais de saúde sem sair de casa e sem o risco de contaminar ou ser contaminado pelos vírus ao buscar atendimento presencial.

Assim, pessoa que sentir sintomas respiratórios leves deve procurar, prioritariamente, o atendimento na Central 3350-9000, onde, por telefone, poderá ter seu caso avaliado por profissionais da saúde, com os encaminhamentos adequados. O atendimento é feito diariamente, das 8h às 20h.

Vacinação contra a covid

Para demais serviços de saúde, os curitibanos devem outras Unidades de Saúde em sua região. Para saber os pontos em que a vacinação contra a covid-19 será realizada, a orientação é consultar o site imunizaja.curitiba.pr.gov.br

Unidades de Saúde exclusivas para sintomas respiratórios

De 4/1 a 7/1, das 7h às 20h.

  • Distrito Sanitário Bairro Novo – Unidade de Saúde Bairro Novo (Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791, Sítio Cercado)
  • Distrito Sanitário Boa Vista – Unidade de Saúde Santa Cândida (Avenida Paraná, 5050, Santa Cândida)
  • Distrito Sanitário Boqueirão – Unidade de Saúde Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650, Hauer)
  • Distrito Sanitário Cajuru – Unidade de Saúde Trindade II (Rua Sebastião Marcos Luiz, 119, Cajuru)
  • Distrito Sanitário CIC – Unidade de Saúde Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200, Cidade Industrial de Curitiba)
  • Distrito Sanitário Matriz – Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, 807, Praça Ouvidor Pardinho)
  • Distrito Sanitário Pinheirinho – Unidade de Saúde Aurora (Rua Theofhilo Mansur, 500,Novo Mundo)  e Unidade de Saúde Sagrado Coração (Rua Antonio Claudino, 375,Pinheirinho)
  • Distrito Sanitário Portão – Unidade de Saúde Guaíra (Rua São Paulo, 1495, Vila Guaíra)
  • Distrito Sanitário Santa Felicidade – Unidade de Saúde São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1960, São Braz)  e Unidade de Saúde Pilarzinho (Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho)
  • Distrito Sanitário Tatuquara – Unidade de Saúde Monteiro Lobato (Rua Olivio José Rosetti, 538, Tatuquara).

Fonte: Ricmais

Leia mais clicando AQUI