Grande Curitiba

Moradores comemoram o asfalto novo e drenagem em ruas das regionais CIC e Tatuquara

5 de janeiro de 2022 às 13:27
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – “Só quem nunca sofreu afundando o pé na lama para chegar ou sair de casa pode negar a importância que uma obra de asfalto na rua pode ter”. O relato é da dona de casa Maria Aparecida Costa Choma, moradora da Rua Roberto de Oliveira, no Tatuquara, que comemora, depois de 18 anos de espera, o novo pavimento que deu fim aos buracos, a poeira e lama do antigo piso de saibro.

“É uma outra vida, com mais saúde e mais tempo para aproveitar a família agora que a limpeza da casa deixou de ser um problema”, revela a moradora.

A Rua Roberto de Oliveira foi asfaltada no trecho de 102 metros entre a Rua Poeta Bernardo Guimarães e a Travessa Dina Sfat e recebeu infraestrutura completa de drenagem. É uma das 90 ações do programa Asfalto no Saibro que beneficiaram vias da Regional Tatuquara com 19 mil metros de asfalto entre obras já concluídas ou em execução.

Pela cidade

O programa da Prefeitura de Curitiba cobre com pavimento de qualidade ruas antes sem infraestrutura e que são também beneficiadas com serviços de drenagem, com implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Criado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa Asfalto no Saibro tem ações espalhadas por toda a cidade.

“São intervenções que asseguram segurança nos deslocamentos e ambientes mais confortáveis para se viver”, diz o secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues

Outra via contemplada na região é a Yara Amaral, onde vive e trabalha o comerciante Manoel Soares, proprietário da Banca Manoel e Léo, ponto de encontro da vizinhança. A obra foi realizada no trecho de 150 metros entre as ruas Poeta Bernardo Guimarães e Doutor Cezar Pernetta.

“Tá todo mundo feliz, satisfeito com o asfalto que valorizou as casas, ajuda a deixar tudo limpo e bonito. O movimento aumentou, as pessoas têm vontade de passear na rua agora que está com asfalto”, conta Soares.

A obra foi muito aguardada, foram 17 anos reivindicando a melhoria do pavimento, mas o comerciante aprovou o resultado. “Ficou excelente”, acrescenta. O filho, o pequeno Leonardo, 7 anos, também comemora o novo asfalto. “Ficou melhor para jogar bola, andar de bicicleta e skate, mas tem que tomar cuidado”, conta o garoto.

CIC

Na regional CIC o programa já executou 32 ações, somando mais de 11 mil metros de asfalto novo nos bairros, entre obras já concluídas ou em execução. Entre as finalizadas recentemente está a rua Engenheiro Sady Souza, contemplada em toda sua extensão de 530 metros, entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Francisco Antonio Dziedcz.

“Foi tudo muito bem feitinho e o resultado não poderia ser melhor. Ficou foi muito bom”, conta o conferente Célio Fuson, da Casas Paraná, empresa de madeira e um dos muitos empreendimentos localizados na rua.

“Acabou o sufoco que era para a entrada e saída dos caminhões nos dias de chuva, quando abria valetas de pura lama na rua. Asfalto na pista é sinônimo de economia de tempo, de recursos e mais qualidade de vida e trabalho”, conta Célio.

Com melhor infraestrutura na rua, Célio ficou animado para cuidar da redondeza e deu início a uma pequena horta em um dos lados da via. Mandioca, feijão, batata doce e cará são algumas espécies que ele está cultivando. “Todo mundo na rua ficou estimulado a melhorar o local”, diz o morador.

Na Rua Regina Tisser Stier é o frentista Sebastião Domingos Pereira que festeja o asfalto implantado nos 302 metros entre a Rua Lodovico Kaminski e o final de rua.

“Ficou 100%. Qualidade de vida é não ter pó dentro de casa e um caminho seguro para passar”, resume o morador.

Balanço

Cinco etapas do programa Asfalto no Saibro já foram executadas. São 291 ações que resultaram em mais de 66 quilômetros de ruas que receberam asfalto e infraestrutura de drenagem em ruas de nove das dez administrações regionais. Um novo ciclo de obras está em andamento, com a licitação de serviços, e mais 86 ruas de saibro e seus mais de 28 quilômetros serão totalmente requalificadas.