Grande Curitiba

Rua da Cidadania do Boqueirão faz aniversário com melhorias e programação especial

28 de março de 2022 às 15:50
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nem só Curitiba festeja aniversário nesta terça-feira (29/3). A Rua da Cidadania do Boqueirão celebra 27 anos de atendimento do primeiro polo de serviços públicos descentralizados e cobertos do município, com programação para um público especial: quem mora nos quatro bairros da regional (Xaxim, Boqueirão, Alto Boqueirão e Hauer).

Para destacar a dupla importância da data, a Rua da Cidadania amanhecerá decorada com as cores da cidade (verde, vermelho e branco) e oferecerá atividades culturais e esportivas, grátis e para toda a família. A programação começa de manhã.

Celebrando com o público

Às 9h, na passarela que liga os dois setores do centro de serviços, um aulão de ginástica e ritmos reunirá alunos dos centros de esporte e lazer municipais e quem mais quiser participar. O local foi designado para a atividade porque o ginásio está sendo pintado – uma das intervenções recentes para melhorar a estrutura de atendimento do local. A promoção é do Núcleo Regional da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Às 9h30, tem contação de histórias para 29 crianças do CEI Dona Nene – uma das creches conveniadas à Prefeitura. A atividade acontecerá na Casa da Leitura Wilson Martins, em parceria entre os núcleos regionais da Educação e da Fundação Cultural.

Durante toda a manhã, o corredor da Rua da Cidadania se transformará num misto de playground e galeria de arte. Brinquedos e jogos gigantes da Smelj estarão à disposição das crianças que estiverem passando pelo local.

Nas laterais do acesso, uma exposição de desenhos mostrará como os estudantes de quatro unidades de ensino da Prefeitura veem a cidade e a Rua da Cidadania. Os trabalhos são das crianças dos CMEIs Fúlvia Rosemberg, Pantanal e Tiradentes e também da Escola Especial Helena Antipof.

Passado e presente

A inauguração da Rua da Cidadania do Boqueirão foi um dos fatos marcantes da primeira gestão de Rafael Greca (1993-1996) como prefeito de Curitiba. Sua instalação marcou o início da revolução na forma de atendimento dos cidadãos e que hoje está disseminada pelas dez regionais administrativas em que a cidade se divide. Até então, numa época em que a internet engatinhava, era preciso se deslocar até a sede da Prefeitura, no Centro Cívico, atrás de informações e serviços.

Agora, além de tê-los perto de casa, a população conta com inovações como wi-fi grátis e o espaço de trabalho compartilhado Worktiba, assim como salas exclusivas para aulas de Ginástica Artística e do projeto de iniciação musical MusicaR.

Mais seguro em decorrência das câmeras de segurança do programa Muralha Digital, o local também ficou mais bonito graças à iluminação cênica que destaca suas linhas arquitetônicas inovadoras.

Atualmente, passam pelo local aproximadamente 25 mil pessoas, que demandam 23 modalidades de atendimento entre serviços públicos e atividades esportivas (veja, abaixo, quais são elas).

Mudando para melhor

Quem circula pela Rua da Cidadania do Boqueirão observa as melhorias que começaram a ser incorporadas ao local a partir do ano passado.

A estrutura metálica foi recuperada e substituídas as placas do piso da passarela sobre a Marechal Floriano, que nesta terça-feira (29/3) receberá o público do aulão de ginástica e ritmos. O acesso já serviu de passarela do Boqueirão Fashion Day, o evento anual que movimenta a cadeia regional da moda.

Upgrade

Na parte aberta, a quadra poliesportiva foi pintada e ganhou novas tabelas de basquete, enquanto a antiga quadra de cimento foi revestida com grama sintética. As benfeitorias decorreram de uma parceria com o governo estadual.

Agora, é a vez das melhorias no piso e da pintura do ginásio, em fase de finalização.

As benfeitorias são de responsabilidade das secretarias do Governo Municipal, de Obras Públicas e do Esporte, Lazer e Juventude. As intervenções também estão sendo estendidas às sedes das demais administrações regionais, de acordo com as necessidades de cada local

O que tem na Rua da Cidadania do Boqueirão

AR-ADMINISTRAÇÃO REGIONAL – (41) 3313-5505, 3313-5496 e 3313-5554
Administra e gerencia ações da Rua da Cidadania e serviços da Regional Boqueirão e as ações dos núcleos e secretarias externas.
Integração com a comunidade, identificando as demandas junto as associações de moradores e lideranças comunitárias.

SMF- SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS – (41) 3313-5540
IPTU, ITBI, ISS, AIDF, Alvarás e parcelamento de dívidas com o município.
Informações, solicitações e regularizações referentes aos Tributos Municipais.

FCC- FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA – (41) 3313-5515 e 3313-5516
Fomentar e organizar apresentações culturais na região.
Aulas: Instrumentos Musicais, História em Quadrinhos e Teatro.

FCC-CASA DA LEITURA – (41) 3313-5512
Biblioteca aberta ao público;

FAS- FUNDAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL – (41) 3313-5561, 3313-5564, 3313-5566 e 3313-5568
Mantém centros de referência em Assistência Social distribuídos nos bairros da regional; Cras e Creas.
Administra cadastro do Bolsa Família, programa em parceria com o governo federal; Cadu e Cati – Centro atendimento para Terceira Idade.
Mantém centros de acolhimento voltados à população de alto risco; Centro Pop.
Gerencia ações de proteção especial básica e de alta complexidade.

FAS- LICEU DE OFÍCIOS – (41) 3313-5527
Cursos em geral (Informática, Idiomas, Profissões).

SINE – TRABALHO E EMPREGO – (41) 3313-5526
Entrada no seguro desemprego.
Pesquisa de Vagas e encaminhamento de candidatos para entrevistas de emprego.

SME- SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – (41) 3313-5544, 3313-5545, 3313-5572 e 3313-5552
Setor Pedagógico.
Setor Administrativo.
Supervisão o desenvolvimento de programas e projetos.
Atendimento à comunidade.
Atendimento a escolas e CMEIs.

SMMA – SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE – (41) 3313-5520, 3313-5537 e 3313-5538
Fiscalização de Poluição.
Fiscalização de Áreas Verdes.
Cadastramento e Informação de Protocolos encaminhados à SMMA.

SMELJ – SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE – (41) 3313-5524, 3313-5528 e 3313-5525
Gerencia as ações de esporte e lazer.
Escolinhas esportivas, ginástica localizada, aerolocal, ginástica para terceira idade, alongamento, condicionamento físico,orientação à caminhada e corrida.
Promoção de eventos na comunidade.
Festas comemorativas da cidade.

SMU – SECRETARIA MUNICIPAL DE URBANISMO – (41) 3313-5529, 3313-5431 e 3313-5530 (fiscalização)
Email: [email protected]
Site
Emissão de alvarás de construção e demolição – via processo eletrônico, site Urbanismo.
Serviços relacionados a alvarás de construção/demolição aprovados (prorrogação de prazo, transferências de proprietário e ou responsável técnico, 2ª via de alvarás de construção/demolição/ CVCO, autenticação de pranchas, retificação de documentos, retificação de pranchas, reforma simplificada) – via processo eletrônico, site Urbanismo.
Emissão de CVCO – Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras  e Certidão de Demolição – via processo eletrônico, site Urbanismo.
Licença ERB (Estação Rádio Base) – via processo eletrônico,site Urbanismo.
Consultas comerciais (CPL’s – SMU’s) em áreas não regularizadas da abrangência do Boqueirão – através de email para [email protected]
Autorizações para a utilização de logradouros públicos para eventos – Licença para eventos de pequeno porte em logradouros públicos– via PROCEC – site PMC.
Dispõe de plantões técnicos diários vespertinos – presencial e ou virtual (exceto quintas feiras) para esclarecimentos dos serviços oferecidos pelo Urbanismo da abrangência do Boqueirão (alvarás de construção e de demolição, CVCO e certidão de demolição, CPVs, fiscalização, protocolos em andamento) – via agendaonline.

COHAB – (41) 3313-5543
Posto de Serviço Avançado.
Inscreve e atualiza cadastro junto ao órgão.
FGTS para amortização, abatimento ou quitação de parcelas de financiamento.
Solicitação de contrato para registro.
Planta.
Resíduo.
Vistoria no imóvel.
Término de prazo contratual.

URBS – (41) 3313-5556
Emissão de Cartões Transporte.
Cadastro e emissão do Passe escolar.

AGÊNCIA CURITIBA-ESPAÇO EMPREENDEDOR – (41) 3313-5553
Profissão Empresário – Orienta ações de abertura de empresas.
Auxílio na solicitação de vistoria do Corpo de Bombeiros.
Formalização do Microempreendedor Individual (MEI).
Alteração e baixa do MEI.

GM-GUARDA MUNICIPAL – (41)3313-5555, 3313-5535 e 3313-5507
Gerencia as ações da Secretaria Municipal de Defesa Social implantando políticas que promovam a proteção do cidadão.
Ações de monitoramento e orientação salvaguardando vidas.

JUNTA MILITAR – (41) 3313-5509 e 3313-5510
Confeccionar documentos militares diversos: Certificado de Alistamento (CAM), Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificados de Isenção (CI), Certificados de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA).
Abrir processos de Requerimentos de 2ª via de Certificado de Reservista, Certidão de Tempo de Serviço Militar, Histórico Militar, Retificação de dados, dentre outros.
Efetuar o alistamento militar dos brasileiros residentes no município.
Compor as Comissões de Seleção no município.
Desenvolver o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), carimbando o Certificado de Reservista dos jovens  que foram licenciados das Organizações Militares das forças Armadas, nos últimos 05 (cinco) anos, residentes no município ou em trânsito, atualizando todos os dados no SERMIL (Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar).
Cooperar no preparo e execução da mobilização de pessoal.  Receber dos cartórios a relação de óbitos, e da SUSEPE a relação de apenados dos cidadãos na faixa de 18 a 45 anos de idade e registrar no sistema.

SMSAN – SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR– (41) 3313-5518
Orientação do cadastro do Armazém da Família.
Administra e Gerencia feiras livres.
Hortas Comunitárias.

WORKITIBA BOQUEIRÃO
ambiente e infraestrutura física básica do tipo escritório compartilhado (coworking), para os empreendedores e empresas aprovadas, nos espaços públicos previamente determinados.

CONSELHO TUTELAR | (41) 3313-5560, 3313-5558 E 3313-5562

INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO DO PARANÁ – (41) 3200-5001

SACOLÃO DA FAMÍLIA – (41) 3086-0951

SANEPAR – 08002000115

POSTO DO CORPO DE BOMBEIROS BOQUEIRÃO – (41) 3276-8692

TERMINAL BANCO 24 HORAS

Serviço: 27 anos da Rua da Cidadania do Boqueirão

Data: 29/3 (terça-feira)

Programação
9h: aulão esportivo na passarela
9h30: contação de histórias na Casa da Leitura
Durante toda a manhã: brinquedos e jogos gigantes e exposição de desenhos