Grande Curitiba

Cores e luzes realçam beleza da Praça 29 de Março, que homenageia a cidade

29 de março de 2022 às 11:37
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Espaço que homenageia a data do aniversário de Curitiba, a Praça 29 de Março, no bairro Mercês, recebeu iluminação cênica. Na noite desta terça-feira (29/3), as placas de concreto sob o espelho d’água vão brilhar em vermelho e verde, cores da bandeira da cidade.

O novo sistema luminotécnico da praça, com equipamentos em tecnologia LED, ressaltou os elementos naturais e a arquitetura do local que abriga um grande mural em alto e baixo relevo do artista Poty Lazzarotto. O mural conta a história da cidade até os anos 1970.

“O grande painel da Praça 29 de Março, do artista paranaense Poty Lazzaroto, com três grandes blocos de cimento levando o espelho de água em desnível entre as duas partes da praça, é um orgulho de Curitiba”, destacou o prefeito Rafael Greca.

O mural de 300m² é feito de concreto e dividido em três módulos que retratam vários aspectos da cidade, incluindo a fauna e a flora, manifestações folclóricas, primeiras iniciativas dos colonizadores até o desenvolvimento da capital. A obra do artista curitibano, que nasceu no dia do aniversário da cidade, em 29 de março em 1924, foi realçada a partir da instalação dos novos projetores LED embutidos no piso.

“Se você sentir orgulho de ser curitibano e quiser sentir orgulho do Poty, desde a fundação da antiga matriz, os garimpos do Atuba, os nossos tropeiros, os nossos avós imigrantes até chegar a Curitiba moderna, com a criação do Ippuc, venha para praça, que está tudo iluminado”, disse Greca, convidando a população a prestigiar o endereço.

Os 52 projetores antigos com lâmpadas de vapor metálico de 35 watts foram substituídos por projetores LED de 28 watts, que garantem melhor qualidade, reprodução de cores e uniformidade na iluminação do monumento. O painel recebeu projetores com cor fixa (branco quente). Os serviços foram executados sob a coordenadoria do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

“O novo sistema representará uma redução de 20% na potência instalada, gerando economia no consumo de energia elétrica”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Espelho d’água

Na estrutura de placas de concreto sob o espelho d’água da fonte recebeu projetores quatro projetores LED RGB, de 95 watts, que permite a iluminação colorida. Com isso, a parça é mais um espaço público da cidade que pode ter a cor da iluminação trocada para campanhas de conscientização social ou em comemorações festivas. Foram instalados quatro projetores.

A Praça 29 de Março está incluída no pacote do programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e nas ações do Rosto da Cidade, de revitalização da área central.

“Antes da elaboração de cada projeto luminotécnico são realizados estudos dos ambientes para garantir a forma mais eficiente de clarear o espaço, otimizar recursos e valorizar a arquitetura”, explica Hugo Yoshiaki Tanno, engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Inaugurada em1966, a praça é uma das mais importantes da região central. Conta com quadra poliesportiva, academia ao ar livre, pista de caminhada e parquinho para as crianças. Aos domingos pela manhã, o local recebe a feira livre, entre 8h e 13h. Também é na praça que tradicionalmente a comunidade judaica celebra a festa da Chanucá (Festa das Luzes), quando é aceso um candelabro gigante no local.

Em 2019, a praça passou por obras de manutenção dos blocos de cimento que formam o piso e recebeu nova pintura do paredão, removendo a pichações.

Homenagem a Curitiba

Na noite desta terça-feira (29/3), outros espaços públicos da cidade que já receberam equipamentos para iluminar colorido vão destacar o vermelho e o verde da bandeira de Curitiba em homenagem aos 329 anos da cidade. São eles: estufa do Jardim Botânico (Jardim Botânico); Casa da Cultura Japonesa da Praça do Japão (Água Verde); Torre de Cronometragem no Parque Náutico (Boqueirão); Obelisco da Praça 19 de Dezembro (Centro); e Ruas da Cidadania do Boqueirão, Portão e Pinheirinho.