Educação inaugura Estúdio de Mídias e apresenta novos e-books e cadernos

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Educação ganhou um Estúdio de Mídias na sede administrativa da pasta, no Alto da Glória. O espaço recebeu investimentos de R$ 400 mil em mobiliário e equipamentos, além de treinamento para os profissionais.
A inauguração é uma das entregas da Educação para marcar o aniversário de Curitiba, comemorado nesta terça-feira (29/3).
Do novo estúdio foram lançados os e-books Curitiba uma Cidade que Acolhe, da Educação Infantil, e o Caderno Curitiba: Caminhos que Educam, do Departamento de Ensino Fundamental. Toda a apresentação da estrutura do estúdio e das novas publicações foram transmitidas pelo canal da Secretaria Municipal da Educação no YouTube.
“Este novo espaço decorre das necessidades de adaptação na formação dos professores e do momento de pandemia que vivemos. Será muito utilizado daqui em diante para facilitar o diálogo on-line entre a comunidade escolar e as ações formativas”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Desde 2020, a Educação transmitiu cerca de 200 lives, contando com mais de 14,5 mil inscritos e 20 mil visualizações no canal do Youtube da Educação.
Além do espaço para a transmissão, o estúdio conta com uma sala reservada para videoconferências (permitindo a transmissão de duas lives de forma simultânea), link de internet próprio e equipamentos como quatro câmeras, duas caixas de som, uma mesa de som, um switcher (mesa de corte para edição audiovisual), um teleprompter, sete microfones e uma lousa interativa .
Materiais pedagógicos
No Caderno Curitiba: Caminhos que Educam, de maneira lúdica os estudantes farão o percurso pelas dez regionais da cidade, cumprindo alguns desafios e aprendendo sobre cada local. O jogo abrange todas as idades, níveis de ensino e modalidades, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, com adequações metodológicas.
Já o e-book Curitiba uma Cidade que Acolhe promove reflexões, tendo em vista o retorno das atividades presenciais, a partir dos princípios educacionais de acolhimento, fortalecendo o sistema de relações nos quais bebês e as crianças sejam protagonistas.
Presenças
Participaram também a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; a diretora de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; diretores e os chefes dos dez Núcleos Regionais da Educação.