Grande Curitiba

Família Folhas cresce, amadurece e incorpora diversidade em prol do Meio Ambiente

29 de março de 2022 às 16:24
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Seu Folha e Dona Fofô se tornaram mais experientes nos 33 anos que se passaram entre a estreia da Família Folhas e o início da atual campanha que marca o retorno da turma.

Mais experientes, sim. Com menos entusiasmo, jamais. Com a família ampliada, eles retornam dispostos a lembrar novamente aos curitibanos como é importante separar o Lixo Que Não É Lixo.

Alinhada com a evolução dos anos, a Família incorporou os novos desafios da sustentabilidade para o planeta, além de ter uma representação mais alinhada aos novos tempos.

Criador da Família original, Ziraldo – que é considerado um dos maiores cartunistas de todos os tempos no Brasil – também é o responsável pela reformulação atual.

Os personagens originais – Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo – estão, claro, em nova fase de vida. E a família cresceu: Fofis se tornou mãe solo de um menino e de uma adolescente PcD (pessoa com deficiência), enquanto Fifo virou o “pai” do pet Folha Folheco, o cãozinho adotado.

Segundo Ziraldo, que também é escritor, a nova configuração familiar representa uma evolução e a incorporação de temas que passaram a fazer parte da agenda da sociedade nos últimos anos.

“Neste novo cenário temos a inclusão e os novos modelos de convivência social”, destaca o artista.

Presença e educação

Os Folhas farão sua primeira aparição em um teatro para estudantes da rede municipal e estarão presentes na vida de todos os curitibanos por meio da campanha de mídia. Estão previstas ainda uma série de ações de Educação Ambiental em escolas e condomínios.

Vai ser difícil não ser impactado pela turma. Estações-tubo, parques, busdoors e outros espaços públicos também irão estampar a família mais verde de Curitiba. Verde que vai aparecer, ainda, na iluminação cênica de diversos monumentos da cidade – tudo para lembrar a importância da reciclagem e dos cuidados com o Meio Ambiente.

Os personagens ainda estarão presentes no WhatsApp da Prefeitura, interagindo e tirando dúvidas de todos.

“Curitiba é exemplo”, diz Ziraldo

Ziraldo conta que recebeu com entusiasmo a oportunidade de retomar um trabalho tão marcante.

“Meu sentimento é de alegria ao perceber, também, que o prefeito Rafael Greca continua a perseguir o caminho da educação, da valorização da cultura e das pessoas e, acima de tudo, para que Curitiba continue a ser exemplo de educação e respeito com a natureza”, diz Ziraldo.

Para o cartunista, a campanha contribui para renovar a autoestima de uma população que se acostumou a ter orgulho de resultados obtidos pela cidade ao longo dos anos.

“Eu espero que a Família Folhas 2022 contribua para ilustrar o amor e o respeito à cidade, de uma população que já tem um grande orgulho de viver na capital ecológica brasileira e que é um exemplo a ser seguido por cidades do mundo inteiro”, afirma ele.