Grande Curitiba

Bolo, linha do tempo, homenagens e emoção marcam celebração dos dez anos da Feas

31 de março de 2022 às 11:18
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Um bolo de 30 quilos adoçou a quarta-feira (30/3) de festa com emoção para celebrar os dez anos do Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns, do programa Saúde em Casa e da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), que administra as duas unidades.

O prefeito Rafael Greca acompanhou a cerimônia e elogiou a contribuição da fundação e dos equipamentos de saúde que ela administra.

“Vocês fizeram a diferença em favor da vida. Nós não poderíamos imaginar estratégias de urgência e emergência durante a pandemia se não houvesse a Feas”, disse o prefeito.

Homenageada durante a comemoração, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, afirmou que o hospital é um ícone de qualidade, assistência e cuidado, assim como o programa de atenção domiciliar, ambos essenciais na pandemia.

“A fundação foi muito ágil, muito parceira da secretaria, e demonstrou sua robustez quando nós precisamos ampliar leitos. Vocês estão de parabéns”, afirmou Márcia. A Feas abriu 525 leitos na pandemia.

Em nome da fundação, o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, agradeceu às autoridades pelo reconhecimento e aos funcionários pela dedicação. “Respeitamos o passado, comemoramos o presente e vamos olhar para o futuro”, comentou, emocionado.

Depois dos discursos, autoridades e funcionários provaram do bolo e visitaram o auditório do hospital, onde uma linha do tempo foi instalada nas paredes para contar a história da fundação.

Homenagens

Além da secretária, a enfermeira Tereza Kindra, ex-diretora-geral da fundação e ex-diretora executiva do Hospital do Idoso, foi homenageada. Também houve homenagem póstuma à médica e sanitarista Zilda Arns, recebida pelo filho, o médico Nelson Arns.

Presenças

A cerimônia foi acompanhada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel; pelo deputado federal Luciano Ducci; pelo deputado estadual Michele Caputo Neto; e pelos vereadores Tico Kuzma, presidente da Câmara Municipal de Curitiba, e Oscalino do Povo.