Grande Curitiba

No MIT, Curitiba apresenta inovações da área educacional

6 de abril de 2022 às 11:12
(Foto:Cesar Brustolin/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, participam esta semana de uma visita técnica ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, nos Estados Unidos, referência em aprendizagem criativa no mundo. O convite é do MIT Media Lab e a rede municipal de ensino vai apresentar ações nessa área.

A secretária explica que esse conceito é aplicado de forma consistente na rede desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com as oficinas maker dos Faróis do Saber e Inovação e diversas atividades em salas de aula, relacionadas aos componentes curriculares.

“Curitiba segue na vanguarda da educação mão na massa, não só com as impressoras 3D, robótica, formações específicas para profissionais, mas por toda uma maneira de conduzir nossas ações cotidianas”, afirma.

Em 2018, o projeto Faróis do Saber e Inovação ficou entre os selecionados do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e MIT Media Lab.

A programação da semana inclui visitas a escolas, aos espaços do MIT Media Lab, incluindo o Maker Space, rodas de discussão e reflexões sobre políticas públicas para adoção da aprendizagem criativa.

Maria Sílvia destaca que o movimento maker, o faça você mesmo, fortalece competências em informação, mídia, tecnologia. Esse movimento nasceu nos centros de tecnologias do Vale do Silício, nos Estados Unidos, e no MIT.

“Esta geração dos nossos estudantes vem revelar como deve ser a escola do século 21. Quando colocamos ferramentas à disposição eles nos apontam o que é de seu interesse, como podem resolver problemas da comunidade, se superando e fortalecendo, a partir da educação, toda a comunidade”, ressalta Maria Sílvia.

Os novos Faróis

Curitiba tem 32 faróis no modelo inovação, mais o Laboratório Pedagógico de Inovação, o Lapi, na sede da Secretaria da Educação. Também começaram a ser entregues este ano os Faróis Móveis, que são uma extensão dos Faróis de Inovação para as crianças da Educação Infantil.