Grande Curitiba

Saúde orienta sobre importância da testagem de covid-19

3 de maio de 2022 às 16:22
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta sobre a importância de pessoas com sintomas respiratórios continuarem testando para covid-19. A realização do exame deve ocorrer preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia desde o início dos sintomas. Para obter informações e agendar o teste no SUS Curitibano, basta ligar na Central 3350-9000.

De acordo com o protocolo atualmente vigente, pessoas com sintomas respiratórios devem ficar em isolamento até a realização do exame. Em caso de teste negativo, o paciente é liberado desta restrição, mas deve permanecer usando máscara, enquanto tiver sintomas ou febre. Em caso positivo, o isolamento deve continuar até completar sete dias.

“Por conta da época do ano (outono) e após dois anos de reclusão, estamos atualmente com outros vírus respiratórios circulando com o da covid-19. Por isso é importante não diminuirmos a vigilância do coronavírus, que, mesmo estando mais controlado em comparação com o que vivenciamos no início de 2022, ainda é o agente infeccioso mais frequente e que inspira grande cuidado, visto estar cada vez mais transmissível e ainda comprometer gravemente as pessoas vulneráveis, como imunodeprimidos, idosos e doentes renais crônicos”, explica a infectologista da SMS, Marion Burger.

Em janeiro deste ano, no pico de casos da pandemia, ocasionado pela variante Ômicron, foram realizados mais de 136 mil testes em Curitiba, com índice de positividade de 52%. Em fevereiro, foram 82 mil, com 40,5% de positividade. Em março, caiu para 49 mil, assim como o índice de positividade que ficou em 13,6%. No mês de abril, foram 42 mil testes, com índice de 17,3% de positividade.

Autoteste

O diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, alerta também que quem realiza autoteste e encontra resultado positivo deve buscar um serviço de saúde, para confirmação do diagnóstico.

O teste confirmatório pode ser realizado na rede particular, em farmácias ou laboratórios. No caso do SUS Curitibano, a porta de entrada é a Central 3350-9000.

“No caso dos usuários do SUS Curitibano, em caso de autoteste positivo, o primeiro passo é ligar na Central 3350-9000, que vai agendar o exame em uma das nossas unidades. Com a confirmação do positivo, a pessoa vai receber o termo de isolamento”, explica.

Após a confirmação do positivo, tanto na rede pública como na privada, o resultado será registrado nos sistemas de notificação do município e repassado para o Estado do Paraná.