Grande Curitiba

Pastoral da Saúde de Curitiba recebe homenagem na Câmara de Vereadores

A iniciativa foi do vereador Tito Zeglin, que também realizou outra entrega, do prêmio Divulgação e Cultura. Além disso, outras homenagens foram concedidas e debatidas nesta semana.
5 de maio de 2022 às 11:44
(Rodrigo Fonseca/CMC)

COM ASSESSORIAS – Os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concederam, durante a sessão desta quarta-feira (4), o prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos à Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba. Por iniciativa de Tito Zeglin (PDT), a pastoral recebe a homenagem direcionada a personalidades e entidades não governamentais de destaque na luta pelo direito à liberdade ideológica, de credo religioso, de opinião, pela democracia e pela justiça social (103.00017.2020).

“A Pastoral da Saúde foi criada em 1986, devido a grande preocupação com a saúde, para além dos cuidados com os enfermos, vindo ao encontro da proposta de João Paulo II, que entendeu que a saúde vai além da nossa compreensão e percepção humana”, explicou Zeglin.

O vereador ainda entregou outro prêmio durante o pequeno expediente de quarta-feira. O prêmio Cultura e Divulgação de Curitiba foi concedido ao jornalista e mestre em artes, Ulisses Iarochinski (027.00005.2020).

Além de jornalista e mestre em artes, Iarochinski é também doutor em história, ator e cineasta. Tito Zeglin contou sobre o currículo do profissional, que graduou-se em 1982 na UFPR e possui dezenas de trabalhos no teatro, na TV, no cinema, no rádio e no jornalismo, além de 10 livros publicados.

Ambos os prêmios entregues nesta quarta por Zeglin foram votados e aprovados em 2020, porém, devido à pandemia, foram entregues apenas nesta semana.