Grande Curitiba

CMEI Cora Coralina é renovado e ganha Farol Móvel para estimular o ensino

6 de maio de 2022 às 16:20
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cora Coralina, no bairro Guabirotuba, ganharam uma revitalização na unidade e um Farol Móvel, entregue nesta sexta-feira (6/5). Os recursos para as obras da unidade, oriundos de uma doação, contribuíram para os serviços de pintura, troca de telhado e reformas nos banheiros.

O CMEI foi construído e inaugurado em 1994, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, como parte do Programa Vale Creche, pertencente na época à Secretaria Municipal do Menor e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), com a nomenclatura de Creche Jardim Savana. Em 2013, passou a integrar o conjunto de unidades da rede municipal de ensino de Curitiba, com o nome de CMEI Cora Coralina. A doação para as benfeitorias no CMEI foi um desejo do desembargador Pretextato Pennafort Taborda Ribas Netto, ex-presidente do TRT da 9ª Região, falecido em 2019.

Além da melhoria na infraestrutura, com o Farol Móvel, as crianças terão novas possibilidades pedagógicas. O equipamento permite a criação de cenários de investigação e descobertas. Eles foram concebidos como uma extensão do projeto dos Faróis do Saber e Inovação, que são oficinas maker com impressoras 3D.

A versão móvel é um carrinho em forma de farol que pode circular pelas salas das unidades com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado, entre outros itens.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que a iniciativa apoia a alfabetização científica e tecnológica das crianças na educação infantil. “Com espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizamos as tecnologias digitais”, disse a secretária.

Presenças

Participaram o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; o diretor de Planejamento, Adriano Guzzoni; a chefe do Núcleo Regional do Cajuru, Marta Cambrussi; e a diretora da unidade, Jaqueline Loise Pereira.