Grande Curitiba

Curitibana de 8 anos é premiada pelo exemplo em empreendedorismo

Por indicação do vereador Professor Euler, Giovana Garcia recebeu da CMC o diploma do prêmio Mulheres Empreendedoras de Curitiba.
12 de maio de 2022 às 15:45
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão plenária desta terça-feira (10), a pequena Giovana Garcia, de 8 anos de idade. Acompanhada dos pais, Franciele e Mike Garcia, e da irmã, Helena Garcia, ela recebeu das mãos do vereador Professor Euler (MDB) o diploma do prêmio Mulheres Empreendedoras.

E se a menina curitibana parece muito jovem para ser reconhecida como um exemplo na área do empreendedorismo, Euler revelou que ela, na verdade, já se destaca há algum tempo. “À época com quatro anos de idade, a Giovana foi destaque em um projeto muito significativo proposto pelas diretoras da escola municipal Ana Hella, no Vista Alegre, chamado ‘Meu cofrinho, meu futuro’”, afirmou o vereador.

A proposta da escola, explicou, era trabalhar a educação financeira com as crianças. Cada aluno, por exemplo, recebeu um cofrinho personalizado para guardar as economias. “Giovana, então, no alto de seus 4 aninhos, teve a iniciativa de promover uma feirinha para a venda de livros usados, bem como a venda de bolos, brigadeiros”, contou Euler.

Balcão histórico

Tito Zeglin (PDT) destacou, durante a sessão de quarta-feira (11), o currículo do gerente do bar Stuart, o italiano Dino Chiumento, indicado ao prêmio Profissional do Ano (202.00013.2019). Originário da Itália, o homenageado chegou ao Brasil em 1949, aos 14 anos de idade.

“Ele trabalhou por décadas como garçom do Stuart e comprou o bar em 1974. Mesmo em 2008, quando vendeu o Stuart para Nelson Ferri [falecido no ano passado], seguiu trabalhando e tira chopes até hoje no balcão mais histórico de Curitiba”, disse o vereador. O bar Stuart, que completa 118 anos em atividade e é o mais antigo de Curitiba, teve em sua história clientes como o poeta Paulo Leminski.

Votos de congratulações

A CMC aprovou, nesta semana, requerimentos de votos de congratulações e aplausos propostos por diferentes vereadores. João da 5 Irmãos (União), na defesa de uma dessas homenagens, destacou o “excelente trabalho” da guarda municipal Simone de Fátima Lima, instrutora no projeto Cão Amigo (077.00192.2022).

Ela está há pouco mais de três anos e meio no Grupo de Operações com Cães, da Guarda Municipal, e desde fevereiro, acompanhada da cadela Aysha, realiza apresentações em escolas, CMEIs e outros espaços. João da 5 Irmãos também destacou o “show à parte” que é a cachorra, adestrada pela própria homenageada.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba