Grande Curitiba

Curitiba é a cidade mais inspiradora do mundo em preservação de áreas verdes

26 de maio de 2022 às 14:58
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Curitiba foi apontada pela publicação norte-americana Wired como a primeira entre as cinco cidades do mundo mais inspiradoras quando o assunto é natureza urbana. A capital paranaense entra no ranking com Seul (Coreia do Sul), Copenhagen (Dinamarca), Nova Iorque (Estados Unidos) e Singapura, na Ásia.

Entre os motivos que tornam Curitiba referência, estão a preservação de áreas verdes e o plantio de árvores, além da fauna urbana preservada e bem-cuidada. Na postagem da revista na rede social Instagram, uma das capivaras do Parque Barigui ganha destaque.

O conteúdo original é da BBC Earth, publicação voltada para o meio ambiente da BBC. A matéria do site britânico traz Curitiba entre seis cidades com iniciativas para trazer a natureza para ambientes urbanos.

Capital Ecológica

Graças à sua política ambiental, Curitiba é considerada Capital Ecológica. São 44 parques e bosques em diversas regiões da cidade, o que resulta em mais de 60 metros quadrados de área verde por habitante, quando o mínimo recomendado pela OMS é de 12 metros quadrados por habitante.

Nos últimos anos, o município mostrou também inovação na área, com mais de 200 mil árvores plantadas no Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba, e o repovoamento das abelhas nativas sem ferrão, com o projeto Jardins de Mel.