Grande Curitiba

Maria Alice Erthal toma posse como nova presidente da FAS

1 de junho de 2022 às 11:09
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Maria Alice Erthal é a nova presidente da Fundação de Ação Social (FAS), responsável pelas políticas da assistência social e do trabalho e emprego em Curitiba. Ela tomou posse nesta terça-feira (31/5) em evento com a presença do prefeito Rafael Greca e da primeira-dama, Margarita Sansone.

“Maria Alice tem a missão de comandar a FAS, levando para quem mais precisa os nossos programas e serviços de assistência social e de empregabilidade. Sua experiência e competência garantirão a proteção de todos”, disse o prefeito.

A posse, no Palácio Solar 29 de Março, contou ainda com a presença de novos dirigentes da instituição. Veranice Vieira de Lara Hayashida assume a Superintendência da Assistência Social. Márcia Tadorski é a nova superintendente executiva. Roberta Cristina Pivatto Borges assume a Diretoria de Políticas Públicas e Planejamento. Eduardo Dobis Prodossimo, a Diretoria Administrativa. Cassiane Mari Stinghen Chagas comandará a Diretoria de Atenção à População em Situação de Rua. Anderson Cristian Walter estará ao lado de Maria Alice, na chefia de gabinete.

O secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando de Souza Jamur, acompanhou a posse.

Experiência

“É com muita honra e alegria que assumo essa nova função, a convite do prefeito Rafael Greca e de dona Margarita Sansone”, disse Maria Alice. “Queremos atender as pessoas que vivem em vulnerabilidade social e em situação de rua, oferecendo serviços sociais que correspondam às necessidades de cada uma delas, pois essa é a missão da FAS”, completou.

Assistente social, Maria Alice ocupava desde 2017 o cargo de diretora de Atenção à População em Situação de Rua, uma das principais funções da FAS.

Servidora aposentada, entrou na Prefeitura de Curitiba em 1980. Trabalhou, inicialmente, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e, em seguida, na FAS.

De 1993 a 1997, Maria Alice atuou ao lado da primeira-dama, à epoca presidente da FAS, Margarita Sansone, responsável por projetos e programas de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e também de empregabilidade que se tornaram referência inclusive no país.

Entre eles, a Pousada de Maria, que até hoje acolhe mulheres vítimas de violência, com ou sem filhos, e o Programa Liceu de Ofícios, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional.

Na Prefeitura, Maria Alice também atuou na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde desenvolveu projetos na área de educação ambiental e orientação no projeto voltado aos catadores de materiais recicláveis.

Maria Alice é graduada em Serviço Social pelas Faculdades Integradas Espírita e possui especialização em Administração Pública.