Grande Curitiba

CMEI Ana Proveller ganha Farol Móvel e Jardim de Mel inspira pesquisa

8 de junho de 2022 às 11:23
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O 13º Farol Móvel entregue pela Secretaria Municipal da Educação foi para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ana Proveller, no bairro Uberaba, nesta terça-feira (7/6). As crianças se inspiraram no Jardim de Mel da unidade para iniciar as pesquisas. Os Jardins de Mel são casinhas com abelhas sem ferrão utilizadas com finalidade pedagógica e de preservação das espécies nativas.

Na apresentação do projeto, as crianças mostraram protótipos de abelhas nativas feitos com a impressora 3D do Farol Móvel, que também tem óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado e livros.

“O mais legal é desenhar aqui no tablet”, disse Betina Carvalho da Costa, do pré.

“Temos que imprimir as abelhas em tamanho maior do que elas realmente são, para conseguir mostrar os detalhes”, explicou Heloísa Paz.

Novidade

Os Faróis Móveis são equipamentos que levam oficinas makers às turmas de educação infantil e foram desenvolvidos dentro da mesma concepção dos Faróis do Saber e Inovação, criados em 2017. O primeiro Farol Móvel foi entregue no mês de aniversário de Curitiba.

Antes do CMEI Ana Proveller, o equipamento foi entregue no CMEI Atuba (Bairro Alto), onde as crianças pesquisaram pedras brutas.

Segundo a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, o novo Farol contribui com a alfabetização científica das crianças. “Eles representam espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada. E as crianças sempre nos surpreendem com suas criações”, observou Maria Sílvia.

Nesta primeira fase está prevista a entrega para 20 CMEIs, quantidade que será ampliada de acordo com a disponibilidade de materiais no mercado e os processos licitatórios. Todos os 230 CMEIs receberão a novidade.

O CMEI

A unidade foi inaugurada como Creche Ana Proveller, em 1998, com o nome de Creche Comunitária Ana Proveller. O nome Ana Proveller é uma homenagem à mãe da ex-primeira-dama do município de Curitiba Fani Lerner.

Presenças

Participaram da entrega do Farol Móvel Ilana Lerner, a neta de Ana Proveller e filha do ex-governador Jaime Lerner; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Pessoal, Estela Endlich; a chefe do Núcleo da Educação do Cajuru, Marta Cambrussi; o administrador regional, Narciso Doro Filho e a diretora Melissa Vital Godoy, além de diretores das unidades educacionais da regional Cajuru.