Grande Curitiba

Vereadores parabenizam Trieste Futebol Clube pelo 85º aniversário

Requerimento é de Mauro Ignácio. Outros parlamentares também defenderam votos de louvor.
9 de junho de 2022 às 11:58
(Foto: Divulgação/CMC)

Na sessão desta quarta-feira (8), a Câmara Municipal de Curitiba aprovou requerimento de votos de congratulações e aplausos ao Trieste Futebol Clube. Fundado e localizado até hoje em Santa Felicidade, o clube completou 85 anos de criação. Proposta por Mauro Ignácio (União), a homenagem recebeu o apoio de diversos vereadores (077.00240.2022).

“[O clube foi] fundado no dia 8 de junho de 1937, quando as famílias Ferro, Muraro, Cuman, Azolin, Lucca e Tulio decidiram criar um novo clube de futebol e compraram a primeira camisa, que continha todas as cores da bandeira da Itália”, contou Ignácio. “Viva o futebol amador, viva o Trieste e todos os times de Curitiba”.

Sidnei Toaldo (Patriota), que integra a diretoria da Sociedade Operária Beneficente Iguaçu, outro time de futebol amador da região, também saudou o Triste. “A rivalidade é dentro de campo. Fora é uma amizade grande e com o maior respeito”, declarou.

Mauro Bobato (Pode) parabenizou Ignácio pela homenagem: “O Trieste é uma referência, a estrutura que o time montou é uma estrutura de time profissional”. O vereador Leonidas Dias (Solidariedade) saudou, além do Trieste, o Iguaçu e o Vasco da Gama do Pilarzinho, desejando boa sorte aos clubes na Suburbana, competição que retorna depois de dois anos.

“Estes clubes suburbanos representam muito suas comunidades, são times que se confundem com a história dos bairros”, afirmou Serginho do Posto (União). Alexandre Leprevost (Solidariedade) contou que o filho já jogou no clube. Para ele, é possível perceber como “o Trieste é transformador na vida de muitas crianças”.

Outra homenagem aprovada em plenário, também para destaque do esporte, partiu de Leonidas Dias, na última segunda-feira (6). O vereador homenageou os atletas da Downhill Speed Associados do Paraná (DSAP). Os votos de louvor reconhecem a participação do grupo nos Jogos Sul-Americanos de Esportes sobre Rodas (077.00237.2022).

Jornal do Juvevê

Nesta terça-feira (7), os vereadores também discutiram e aprovaram requerimento para votos de louvor proposto por Carol Dartora (PT). A homenagem, nesse caso, é para o 16º aniversário do Jornal do Juvevê. “O jornal nasceu em 2006 com a ideia de dar voz à comunidade e aproximar a relação dos moradores com o poder público e a solução de problemas”, explicou a autora da proposição (077.00244.2022).

“É praticamente uma cidade ali no meio de outros bairros importantes de Curitiba”, comentou Herivelto Oliveira (Cidadania), colunista do jornal. Alexandre Leprevost observou que, em meio à extinção de veículos impressos, o Jornal do Juvevê vem se destacando: “É uma região extremamente agradável, em que o jornal é extremamente importante”.

Leprevost também teve votos de louvor aprovados nesta semana. Os requerimentos homenageiam o projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) e um de seus integrantes, Leonardo Nascimento do Santos, de 10 anos (077.00235.2022 e 077.00236.2022, respectivamente). “Leonardo tem 10 anos, estudante da Escola Municipal Maria Neide Gabardo Betiatto, no Umbará, é o primeiro e único cadeirante a integrar a Guarda Mirim. Ele começou no início deste ano e tem o sonho de ser vereador, para trabalhar pela acessibilidade das pessoas”, contou o vereador.

Outras homenagens

Também durante a semana, os vereadores Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Noemia Rocha (MDB) e Mauro Bobato defenderam e aprovaram indicações para votos de congratulações e aplausos. Alves homenageia a Igreja Pentecostal Deus é Amor pelo seu aniversário de 60 anos (077.00246.2022).

Já Noemia Rocha requereu votos de louvor em comemoração pelos 25 anos de fundação da Casa de Recuperação Água da Vida (Cravi). A parlamentar ainda convidou os vereadores para conhecer o local, que “tem ótimos índices de recuperação de pessoas com dependência química” (077.00247.2022).

Por fim, Bobato defendeu a homenagem para o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon), em função do 78º aniversário de fundação da entidade (077.00248.2022). As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba