Grande Curitiba

Trincheira Mário Tourinho: um ano de uma obra de trânsito estratégica

13 de junho de 2022 às 10:41
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Há quase 12 meses, o prefeito Rafael Greca entregava aos curitibanos a trincheira da Rua General Mário Tourinho, no cruzamento com a Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Seminário. A estrutura viária foi planejada para a melhoria da mobilidade e para a futura ampliação da linha direta de ônibus Inter 2, que vai representar maior eficiência do transporte coletivo.

Após 365 dias da inauguração – a liberação para os motoristas aconteceu em 15 de junho do ano passado – a trincheira eliminou interferências no trânsito em um trecho por onde chegam a circular 62 mil veículos por dia e itinerário para dez linhas de ônibus que atendem a 168 mil passageiros diariamente.

“A trincheira foi a primeira grande intervenção do Novo Inter 2, que vai operar com veículos elétricos. Agora, já se gasta menos tempo nos percursos, mas a redução no tempo das viagens será ainda maior quando o projeto avançar para o eixo da Avenida Presidente Arthur Bernardes, que terá infraestrutura viária com faixa exclusiva para os ônibus, o miniterminal do Santa Quitéria, entre outras melhorias”, diz o prefeito Rafael Greca.

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, destaca o caráter inovador do projeto. Entre as intervenções inéditas, foram usadas estacas metálicas – 918 no total – para formar as laterais de sustentação da trincheira. O pavimento é de concreto, material que confere maior durabilidade e fortalece a sustentação das paredes.

“A construção envolveu um trabalho de engenharia complexo, exigiu mudanças no trânsito e atenção dos motoristas, mas os transtornos que foram temporários à época hoje deram lugar a benefícios permanentes e impulsionam o desenvolvimento local a partir da completa requalificação da região”, diz Rodrigues.

Requalificação das áreas

Os investimentos realizados pela Prefeitura para melhoria da mobilidade urbana na região tiveram impactos importantes no dia a dia de quem vive, trabalha e trafega por lá. Um ano após implantação da nova passagem e da requalificação das áreas, são vários os novos negócios abertos no entorno.

O empresário Rhegis Lindolm de Souza, da Personal Car CWB, é um deles. Ele abriu a revenda de veículos premium na Rua General Mario Tourinho. As intervenções o motivaram a investir na reforma da loja, que fica bem na entrada da trincheira.

“As obras elevaram a região a um novo patamar de desenvolvimento. Está funcional, com trânsito fluindo bem, excelente iluminação e infraestrutura, razões que motivaram a investir na reforma da loja, que precisava ficar à altura do que a região passou a representar. Os imóveis valorizaram muito com tantas melhorias”, disse Lindolm.

A conclusão da obra viária também atraiu à via a loja Essencial Home & Design, inaugurada em março deste ano e onde Nirvana Rosa de Lima trabalha como vendedora. “A localização é excelente, tem bom movimento de carros, a rua ficou bem iluminada, é um espaço realmente agradável para quem passa. O padrão das vendas melhorou”, disse Nirvana.

Para o motoboy Daniel Ferreira da Silva, o maior benefício da obra foi reduzir o tempo entre os deslocamentos que faz. Com a implantação da trincheira, o semáforo que existia no entroncamento da Rua General Mário Tourinho com a Rua Nossa Senhora Aparecida foi retirado e o trânsito ganhou agilidade.

“Passo mais de quatro vez por dia pela trincheira, pensa no tempo que eu ganho sem ter que parar no sinal. Isso, no meu ramo, é lucro”, conta o entregador.

Moradores do bairro também ficaram satisfeitos com as melhorias promovidas a partir da intervenção. “Antes da trincheira, o trânsito ficava represado até o McDonald’s na Avenida Nossa Senhora Aparecida e agora isso acabou. Pela Mário Tourinho, o trânsito também flui bem melhor com as duas pistas”, conta Roger Cavichiolo, securitário e morador do bairro Seminário.

Investimentos

A construção da trincheira, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, contou com investimentos de cerca de R$ 15 milhões. Os recursos foram provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), enquadrados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e repassados ao Município pela Caixa Econômica Federal (CEF).Barreiras de New Jersey.

As faixas de pista externa do trecho de 1.063 metros entre as avenidas Sete de Setembro e Vicente Machado e em 78 metros da Avenida Nossa Senhora Aparecida, sobre a trincheira, ganharam novo pavimento asfáltico.

Foram erguidos 525 metros de guarda-corpos, em concreto armado, ao longo das alças de acesso à Avenida Nossa Senhora Aparecida, na parte superior da trincheira, e 580 metros de barreiras de New Jersey, que garantem mais segurança aos motoristas que trafegam no interior da estrutura viária. A intervenção incluiu ainda sistema de drenagem e melhorias na iluminação local.

Após a conclusão das obras foi a vez das ruas do entorno que haviam sofrido desgastes no pavimento serem requalificadas. A Avenida Nossa Senhora Aparecida e a Rua Bispo Dom José, que servem de ligação entre o Batel e os bairros Campo Comprido, Campina do Siqueira, Mossunguê e CIC, receberam asfalto novo em um trecho de aproximadamente 2 mil metros. Além de servirem como ligação entre bairros, as ruas servem de rota para cinco linhas de ônibus. Circulam por elas as linhas Jardim Social/Batel, Rua XV/Barigui, Mad. Tarumã/Augusta, Vila Sandra e Tramontina.