Grande Curitiba

Boas práticas da rede municipal são ensinadas a escolas particulares

15 de junho de 2022 às 11:33
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O programa Conhecer Para Prevenir (CPP), realizado em parceria pelas secretarias municipais da Educação e de Defesa Social e Trânsito, está repassando suas práticas a escolas privadas de Curitiba. Uma delas é a escola canadense Maple Bear, no bairro Bacacheri.

Criado em 2005, o CPP orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como incêndios, ataques de abelhas ou animais e vazamentos de gás, por exemplo.

As atividades envolvem capacitação de professores, funcionários e estudantes nas áreas de prevenção, combate a incêndios e primeiros socorros.

Nesta terça-feira (14/6), foi realizada uma das etapas da formação com a equipe da escola, ministrada pelo coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson de Lima Ribeiro, e com a participação de servidores da Defesa Civil e da Educação.

“Cuidados como o local onde se guarda as chaves das portas e como usar os extintores são fundamentais”, pontuou Nelson.

A diretora de Logística da Educação, Maria Cristina Brandalize, destaca que há quatro anos o CPP atingiu todas as unidades da rede municipal e o resultado é tão positivo que três instituições de ensino da rede particular já procuraram a Prefeitura para ministrar as formações. “O CPP já está perfeitamente assimilado dentro da rede municipal e todo esse know how está sendo repassado”, frisou Brandalize.

A diretora pedagógica da Maple Bear no Bacacheri, Francine Ferreira Celidorio, explica que o cumprimento das normas de segurança é uma exigência da rede. “Só no Brasil são mais de 120 escolas e temos um grande cuidado com a segurança de todos”, disse Francine.