Grande Curitiba

Guias de turismo pedem apoio para regulamentação local

Guias de turismo pedem apoio para regulamentação local
27 de junho de 2022 às 11:16
(Foto: Carlos Costa/CMC)

A Frente Parlamentar da Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) se reuniu, nesta sexta-feira (24), com o presidente da Liga Independente dos Guias de Turismo do Paraná (LiGuia-PR), Leandro Mura. Segundo o convidado, a profissão é regulamentada pela lei federal 8.623/1993 e pelo decreto 946/1993. No entanto, alguns estados e municípios contam com legislações próprias, exigindo a presença de guia de turismo regional para acompanhar excursões.

“[Em] Campos do Jordão, parece que você chega lá, o ônibus é parado e se não tiver guia de turismo, não entra”, citou. Para Mura, o turismo de Curitiba sairia ganhando com a regulamentação local da norma federal ou a criação de uma nova legislação. “Com a regulamentação e a fiscalização, Curitiba não será mais terra de ninguém no âmbito do turismo”, avaliou.

Leandro Mura ainda argumentou que as medidas são necessárias para “moralizar o segmento” e evitar a “pirataria” – isto é, a atuação de falsos guias, sem a habilitação necessária, na capital. Entre outras demandas dos profissionais, ele também apontou as dificuldades para estacionar os ônibus de turismo em locais como a Ópera de Arame e o parque Tanguá.

De acordo com o convidado, a LiGuia-PR foi fundada há cerca de dois anos, quando a pandemia da covid-19 ganhava força pelo mundo. Ele também falou um pouco mais sobre a carreira. “A nossa profissão se chama, se denomina, guia de turismo”, reforçou. Guia turístico, explicou, é o manual comprado em bancas de jornais e revistas.

Com o nível mínimo de Ensino Médio, alguns profissionais são autônomos e outros atuam como microempreendedores individuais (MEIs), acrescentou o convidado. São habilidades essenciais para o guia de turismo, frisou Mura: a simpatia, o carisma, a proatividade, a flexibilidade e a liderança, entre outras características.

“A gente tem trabalhado para isso, para deixar o ambiente favorável para o turismo”, comentou o presidente da frente parlamentar, o Jornalista Márcio Barros (PSD). O vereador e a LiGuia-PR estudam a minuta de projeto de lei para contemplar demandas da categoria. A proposta deverá ser protocolada no segundo semestre.

“Sim, temos um bom relacionamento com o Instituto Municipal de Turismo”, completou Mura, em resposta ao vice-presidente da frente parlamentar, vereador Marcelo Fachinello (PSC). “E eu quero dizer a vocês que nós estamos no COMTUR [Conselho Municipal de Turismo]. Conseguimos uma cadeira”, complementou.

Além de Barros e Fachinello, a Frente Parlamentar da Retomada Econômica e Desenvolvimento do Turismo reúne os vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade), Amália Tortato (Novo), Denian Couto (Pode), Indiara Barbosa (Novo), João da 5 Irmãos (União), Leonidas Dias (Solidariedade), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Pier Petruzziello (PP), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tito Zeglin (PDT). O grupo suprapartidário foi criado em agosto de 2021.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba