Grande Curitiba

Programa do ICS para a terceira idade oferece informação e socialização

30 de junho de 2022 às 11:28
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A importância da autoestima esteve em pauta no encerramento semestral do programa Boa Vida, voltado para a terceira idade, do ICS (Instituto Curitiba de Saúde), o plano de saúde dos servidores do município. A atividade desta quarta-feira (29/6), com a psicóloga Jociane Casellas, aconteceu no auditório Jaime Lerner, que fica na sede do Instituto, no Rebouças. As palestras, quinzenais, voltam em agosto.

Para a coordenadora do programa, Jacqueline de Fatima Consulin Maximiliano, a socialização é o mais importante. “Fechamos um ciclo de promoção e cuidado com a saúde física e mental”, disse. “Aqui eles encontram pessoas com quem já trabalharam, conversam, sugerem temas de palestras”, completou.

São cerca de 70 inscritos e as palestras contam com 30 a 40 participantes por vez. Entre eles, está a aposentada da Educação do município, Josélia Ciola, que concorda que a interação é o mais importante.

“É uma alegria e um aprendizado a cada reunião que temos aqui. Cada colega que não vem, a gente sente falta”, contou Josélia.

Há mais de 16 anos no Boa Vida, Gertrudes Maiche Afonso Caldeira se sente em casa no ICS, também porque foi onde ela começou a sua atividade profissional na Prefeitura. “Até as coisas que sabemos, é bom relembrar. São boas palestras e sempre levamos algo de bom para casa”, comentou.

A gerente da Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS), Milena Fernanda Moraes Fernandes de Souza, acompanhou a atividade de encerramento.

O programa

O Boa Vida é coordenado pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais e oferece gratuitamente orientações de saúde para beneficiários da terceira idade. São realizadas atividades cognitivas de estímulo da memória, alongamento, artes, lazer, entre outras ações com o objetivo de promover o envelhecimento saudável.

Em algumas destas atividades são feitas palestras com profissionais de saúde, que levam seus conhecimentos de forma muito compreensível e didática a todos os beneficiários do programa. Beneficiários a partir de 60 anos podem participar do Boa Vida.

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3330-6088