Grande Curitiba

Oficina do Pró-Metrópole reúne eixo sul da RMC na cidade da camomila

4 de agosto de 2022 às 12:45
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – Maior produtor latino-americano de camomila, Mandirituba recebeu nesta quarta-feira (3/8) representantes dos municípios que compõem a região sul da Grande Curitiba para uma oficina de planejamento do Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da RMC) em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL). Compõem a região sul Mandirituba, Piên, Agudos do Sul, Quitandinha, Tijucas do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Lapa, Rio Negro.

O encontro foi realizado no Teatro Municipal e contou com o prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, e o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho, que explicou o objetivo da pasta. “Discutir questões metropolitanas, as quais exigem organização e planejamento”, disse. Ele destacou também que a ação é resultado da etapa do diagnóstico para elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento.

Em fase anterior, os 28 municípios vizinhos da capital paranaense responderam questionários sobre as principais dificuldades e potencialidades nos eixos do turismo, agricultura e indústria e comercio. Na sequência, a Secretaria de Planejamento do Estado do Paraná desenvolveu o estudo técnico e propôs oficinas para a continuidade das ações mediante participação presencial.

Participaram do encontro o coordenador de Integração Econômica da SEPL, Marcelo Antonio Percicotti da Silva; o diretor da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Neco Prado; e o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae PR) e responsável pelo comitê territorial Gralha Azul, Alex de Paula.

À convite do projeto de extensão universitária do Pró-Metrópole, o coordenador acadêmico do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná, Arion Zandoná Filho, também participou das atividades do encontro.