Grande Curitiba

Tatuquara recebe dois Faróis Móveis para as pesquisas de 300 crianças

5 de agosto de 2022 às 15:33
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Tatuquara recebeu, nesta sexta-feira (5/8), dois Faróis Móveis, que representam a extensão do projeto dos Faróis do Saber e Inovação para as crianças da educação infantil, com diversas possibilidades pedagógicas. Os equipamentos foram entregues nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Santa Rita e Maria Gracita.

Com as entregas, mais de 300 crianças são beneficiadas diretamente. Todos os CMEIs receberão o equipamento ao longo dos próximos meses. Na sequência, as escolas também serão contempladas.

Os Faróis Móveis são compostos por um carrinho em forma de farol que traz impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos e alfabeto imantado. Eles têm rodinhas para poderem ser levados pelas salas dos CMEIs com facilidade.

O funcionamento da novidade foi apresentado à comunidade pelo prefeito Rafael Greca e pelas crianças do CMEI Estrela (bairro Fazendinha), em março, mês de aniversário da cidade.

A novidade representa espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais.

“Os Faróis permitem inúmeras possibilidades de projetos e temáticas, que as próprias crianças trazem com sua curiosidade”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Foco na natureza

No CMEI Santa Rita, os projetos de pesquisa desenvolvidos com as crianças foram sobre luzes e sombras, além dos insetos do jardim, que foram parar sob as lentes da lupa e do microscópio.

João Pedro Richerti da Silva, do maternal II, se encantou com o microscópio e com os detalhes que o aparelho permite ver. “Posso colocar aqui folhas e pedrinhas e enxergar bem de perto para entender como é cada coisa”, explicou João.

No CMEI Maria Gracita, a curiosidade infantil foi também o ponto de partida da pesquisa sobre sementes. “As crianças do pré traziam flores e eu pedia para não arrancarem, pois isso machuca a planta. Aí, começamos a trabalhar como surgem as flores, as árvores e elas entenderam que precisam cuidar e respeitar desde a sementinha até uma árvore adulta. Pararam de arrancar as flores”, explicou a professora Sandra Boiko.

“Plantamos maracujá, chuchu e elas aprendem sobre o ciclo necessário do crescimento”, completou a professora.

A diretora do CMEI, Graziela Jardim, frisou a importância do novo farol para o desenvolvimento das crianças. “Nosso compromisso é cuidar e apoiar o desenvolvimento delas”, disse.

Para a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, os Faróis Móveis representam mais um passo na qualificação dos espaços da educação infantil. “Para isso trabalhamos, para oferecer cada vez mais qualidade nas unidades”, frisou Kelen.

Melhorias

O CMEI Maria Gracita recebeu, recentemente, investimentos no valor de R$ 21,4 mil para limpeza e desobstrução da rede de esgotos e drenagem e reparos em calhas e coberturas.

Presenças

Também participaram das entregas a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; a diretora do CMEI Santa Rita, Ana Paula Camozzato Menta; o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz César; e a chefe do Núcleo da Educação, Teresinha Medeiros.