Participação de mulheres na história da independência encanta meninas no Fazendinha
COM ASSESSORIAS – O protagonismo da princesa Maria Leopoldina na história da Independência do Brasil chamou a atenção de Emanuelle Luna Siqueira da Silva Campos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Lina Moreira, no Campo Comprido. A menina estava entre os 300 curitibinhas e professores que assistiram, na manhã desta sexta-feira (2/9), ao Auto da Independência apresentado na Rua da Cidadania do Fazendinha.
A festa pelo Brasil contou com a presença dos prefeito Rafael Greca e de mais crianças das escolas municipais Adriano Robine Nansyr Cecato e João Cruciani. A encenação produzida pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) integra as celebrações de Curitiba para o bicentenário da independência do Brasil e está sendo apresentada em todas as regionais da cidade. (programação abaixo).
A peça reproduz o momento em que a princesa Leopoldina, aconselhada por José Bonifácio, escreve uma carta ao príncipe regente, incentivando-o a romper com Portugal, e culmina com a entrada de D. Pedro, em seu cavalo, dando o grito “Independência ou Morte”, ponto alto da encenação.
“Achei legal saber que a princesa escreveu uma carta para o marido (Dom Pedro I) pedindo pro Brasil ser livre”, disse Emanuelle, que ao final da peça pediu para tirar uma foto ao lado da atriz que interpreta Leopoldina.
Para complementar a aula de história, as crianças também ganharam o livro ilustrado As Vidas da Independência, de André Caliman e Magnon Almeida. O prefeito apresentou a publicação às crianças e destacou a participação de outras mulheres e de indígenas na luta pela independência do Brasil.
“Aqui nesse livro vocês vão saber das mulheres que lutaram pela independência do Brasil, como a Maria Felipa, que incendiou navios da tropa portuguesa. E vão conhecer também a história do índio Sepé Tiaraju, guerreiro na luta pela libertação do Brasil do domínio português”, disse Greca.
Acompanharam o evento na Rua da Cidadania da Fazendinha a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o administrador regional do Portão, Gerson Gunha.
Próximas apresentações do Auto da Independência:
Dia 3/9
Às 16h – Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – CIC)
Dia 4/9
Às 12h – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
Dia 5/9
Às 11h – Parque dos Tropeiros – (R. Maria Lúcia Locher de Athayde – CIC)
Às 15h – Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru)
Dia 6/9
Às 15h – Rua da Cidadania do Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado)
Dia 11/9
Às 12h – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)