Grande Curitiba

Veja as atrações culturais e do bicentenário da independência no fim de semana

2 de setembro de 2022 às 15:21
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O fim de semana estará repleto de atrações culturais nos diferentes espaços da Prefeitura, com destaque para os eventos comemorativos pelo bicentenário da independência do Brasil, além do show especial de Zeca Baleiro e Carlos Careqa pelos 50 anos do Teatro do Paiol.

A agenda da Fundação Cultural de Curitiba inclui concertos de música erudita, oficinas, visitas guiadas e sessões de cinema para toda a família.

Sexta-feira, dia 2

O Teatro da Vila, na CIC, recebe o show de Zeca Baleiro e Carlos Careqa. A entrada é grátis e os ingressos, limitados a 245 lugares, estão sendo distribuídos prioritariamente aos moradores da região até às 18h desta sexta-feira. O show será às 19h.

Dentro da programação dos 200 anos da independência do Brasil, a Camerata Antiqua de Curitiba, sob regência do maestro Ricardo Kanji, faz concerto na Capela Santa Maria com repertório de obras de compositores brasileiros do período imperial. Entre as peças, o Hino da Independência, escrito por D. Pedro I. Apresentações na sexta, às 20h, e sábado, às 18h30.

Também para comemorar o bicentenário da pátria brasileira, o Coreto Digital está com exibições alternadas, das 14h às 16h, do documentário sobre o painel de Victor Meirelles, um dos principais artistas do Brasil Imperial, e das animações digitais do projeto “As Vidas da Independência”, de André Caliman e Magnon Almeida.

A cultura ucraniana terá destaque numa apresentação especial. O tenor Victor Scarpi e o acordeonista Marlon Benoski levarão ao Memorial da Imigração Ucraniana, no Parque Tingui, um concerto de músicas populares ucranianas. A apresentação será das 18h às 19h, com entrada gratuita.

Sábado, dia 3

No sábado, Zeca Baleiro e Carlos Careqa fazem o show de comemoração aos 50 anos do Teatro do Paiol no Canal da Música, às 20h, com ingressos à venda na plataforma Zet.

Na programação do bicentenário, são várias atrações no sábado: Oficinas de esculturas no Memorial Paranista, encenação do Auto da Independência no Teatro da Vila (às 16h), concerto da Camerata na Capela Santa Maria, e uma sessão do clássico Independência ou Morte (foto acima), filme com Tarcísio Meira e Glória Menezes, no Cine Passeio (15h). Também no Cine Passeio haverá uma sessão comentada do filme A Viagem de Pedro, com a presença da diretora Laís Bodansky (18h30).

Tem mais cinema no sábado: na Cinemateca de Curitiba, serão duas exibições, uma do longa O Pecado de Cluny Brown, como parte do Cineclube do Atalante, às 16h, e outra do curta-metragem 13: Para Meninas, às 19h.

Já o cineteatro no Teatro da Vila (CIC) terá mais uma sessão gratuita de um grande sucesso, o filme Elvis, que conta a história de vida do rei do rock, Elvis Presley. O filme será exibido às 18h30, com ingressos distribuídos de graça uma hora antes da sessão.

Domingo, dia 4

Como parte das atrações que comemoram os 200 anos da independência do Brasil, o Auto da Independência – uma aula de história ao vivo, tendo como personagens figuras determinantes para a formação do Brasil Império – será apresentado às 12h no Memorial de Curitiba. Às 10h será aberta, no Solar da Cultura, a exposição de desenhos e ilustrações Memórias de Pedro – o Último Imperador do Brasil.

Ainda pela manhã, das 9h30 às 12h, o pavilhão cultural do Memorial de Curitiba receberá apresentações de danças tradicionais indianas e italianas, além de prática de yoga. A entrada é gratuita.

Mais tarde, às 15h, o jardim das esculturas do Memorial Paranista terá a apresentação do espetáculo de teatro As Peripécias da Ama e Baltazar, que reconta a história de Romeu e Julieta sob o ponto de vista de dois personagens secundários: Angélica, ama de Julieta, e Baltazar, servo de Romeu, trazendo um tom mais cômico para a clássica peça de Shakespeare.

O dia também contará com sessões de cinema grátis no Teatro da Vila, desta vez com o filme Lightyear, às 15h, e mais uma exibição de Elvis, às 18h30.

Destaques da programação cultural neste fim de semana

SEXTA-FEIRA (2/9)

18h às 19h – Concerto de Músicas Populares Ucranianas (Memorial da Imigração Ucraniana, Rua Dr Mba de Ferrante, s/n, Parque Tingui)

19h – Oficina de desenho: Autismo e o desenho como forma de comunicação (Gibiteca de Curitiba, Solar do Barão, Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro) – Inscrições: 3321-3250

19h – Zeca Baleiro e Carlos Careqa no Teatro da Vila (Rua Davi Xavier da Silva, 541 – CIC). Ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro até às 18h (dirigidos prioritariamente para a comunidade da CIC)

20h – Concerto da Camerata Antiqua de Curitiba (Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). Ingressos: R$ 35 e R$ 17,50 pela plataforma Minha Entrada


 

SÁBADO (3/9)

10h30 às 12h – Oficina de Escultura Celebrando o Lugar que Habitamos (Memorial Paranista, Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço). Inscrições pelo Sympla

14h às 15h45 e das 16h às 17h45 – Toycraft – Eu crio o que eu brinco – oficina com Marcelo Fernandes (Gibiteca de Curitiba, Solar do Barão, Rua Carlos Cavalcanti nº 533 – Centro)

14h30 – Cozinha Fantástica (Circo da Cidade – Rua Dr. Benedicto Siqueira Branco, S/N – Alto Boqueirão)

14h30 às 16h30 – Oficina de Escultura Monumentos às nossas Independências (Memorial Paranista, Rua Mateus Leme, 4.700 – Parque São Lourenço) Inscrições pelo Sympla.

15h às 16h – Visita Guiada pelo Jardim de Esculturas (Memorial Paranista, Rua Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço) Inscrições pelo Sympla.

15h – Sessão gratuita do filme Independência ou Morte, com Tarcísio Meira e Glória Menezes – Cine Passeio (R. Riachuelo, 410)

16h – Cineclube do Atalante: O Pecado de Cluny Brown (Cinemateca de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)

16h – Auto da Independência (Teatro da Vila, R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba)

18h30 – Concerto da Camerata Antiqua de Curitiba (Capela Santa Maria – R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

18h30 – Exibição do filme Elvis (Teatro da Vila, R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba)

18h30 – Sessão comentada do filme A Viagem de Pedro, com a presença da diretora Laís Bodansky – Cine Passeio (R. Riachuelo, 410)

19h – Filme 13: Para Meninas (Cinemateca de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)


 

DOMINGO (4/9)

9h30 às 12h – Vivência de Yoga e Folclore Indiano e Italiano (Pavilhão Étnico de Curitiba – Memorial de Curitiba, Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

10h – Abertura da exposição Memórias de Pedro, o último imperador do Brasil – Solar da Cultura (R. Claudino dos Santos, 142 – São Francisco)

11h30 – Domingo Onze e Meia (Conservatório de Música Popular Brasileira Praça Jacob do Bandolim, Rua Mateus Leme n°66 – São Francisco)

12h – Encenação do Auto da Independência – Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

15h – Espetáculo: As Peripécias da Ama e Baltazar (Jardim das Esculturas – Memorial Paranista, Rua Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço)

15h – Ciclecine Verde (Cinemateca de Curitiba, Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)

15h – Lightyear (Teatro da Vila, R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba)

18h30 – Elvis (Teatro da Vila, R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba)


 

SEXTA, SÁBADO E DOMINGO

10h às 18h – Exibições do documentário sobre o painel de Victor Meirelles e das animações digitais do projeto “As vidas da independência”, no Coreto Digital (Passeio Público)

10h às 19h – Noite de Walpurgis (Museu Municipal de Arte, Portão Cultural, Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – 54)

10h às 19h – O rosto da Cidade pelos Fotógrafos de Curitiba (Museu Municipal de Arte, Portão Cultural, Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – 54)

10h às 19h – Tela Transeunte (Museu Municipal de Arte, Portão Cultural, Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – 54)

9h às 15h – Debret 1822 – Independência do Brasil, foto abaixo (Memorial de Curitiba – R. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)