Grande Curitiba

Departamento da Pessoa com Deficiência faz capacitação de acessibilidade na Defensoria Pública

20 de setembro de 2022 às 15:21
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O corpo técnico do Departamento dos Direitos das Pessoas com Deficiência participou nesta segunda-feira (19/9) de uma capacitação para servidores e dirigentes da Defensoria Pública do Paraná, em que foram apresentados conceitos, legislação e boas práticas da área.

A ação faz parte do Plano de Acessibilidade que vem sendo desenvolvido pela Defensoria e que conta com apoio do departamento municipal.

Ao longo de quatro horas foram apresentados desde conceitos gerais da área, os tipos de deficiência, até terminologia e formas de tratamento adequados a cada pessoa.

Essa abordagem é importante na medida em que cada deficiência – auditiva, visual, física, intelectual, múltipla ou autismo – tem suas particularidades.

Acesse aqui a cartilha sobre mitos e verdade sobre pessoas com deficiência e aqui sobre comportamentos adequados.

“As pessoas com deficiência são, antes de mais nada, pessoas”, disse Denise Moraes, diretora do departamento municipal.

Ela destacou que o tratamento adequado é necessário para evitar preconceitos que prejudicam a inclusão. Isso vale para todas as áreas, mas especialmente no serviço público, que precisa cada vez mais se aprimorar e servir de exemplo.

“Até que enfim a inclusão e a acessibilidade estão acontecendo de verdade”, afirmou ela, na abertura do encontro na Defensoria.

Um preconceito comum é o chamado capacitismo, que parte da ideia de que a pessoa é inferior ou incapaz por ter alguma deficiência.

Denise reforça que uma vez transpostas as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência no dia-a-dia, elas têm amplas condições de participar ativamente e de forma produtiva da sociedade, cuja característica principal é justamente a diversidade.

Participantes

O evento contou com a participação do defensor público-geral do Estado, André Giamberardino; da coordenadora do Centro de Atendimento Multidisciplinar do órgão em Curitiba, Patrícia Mendes; da assessora para assuntos de Acessibilidade e Inclusão da DPE, Flavia Portella; além de um amplo grupo de servidoras, servidores e estagiários do órgão.

Do departamento municipal participaram, além de Denise, Débora Hagemeyer, Fernanda Primo, Fernanda Moletta, Flavia Caron, Mariana Cavalcante, Sandra Mathias, Sonia de Paula e Augusto Schimuda.