Grande Curitiba

Com Imap, escola de Curitiba promove aulas de campo sobre os ODS

23 de setembro de 2022 às 08:24
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Parque Barigui foi cenário das aulas de campo de duas turmas de estudantes do Colégio Medianeira, nesta quinta-feira (22/9). Os 70 alunos do sexto e sétimo anos foram até o parque, em dois horários, para conferir algumas ações de Curitiba para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No cronograma, estiveram o funcionamento da CGH Nicolau Klüppel e a sala de monitoramento do Curitiba Solar, duas iniciativas que fazem parte do Curitiba Mais Energia, programa que divulga e incentiva o uso de energia renovável na cidade.

O cuidado com a biodiversidade e a vida terrestre foram bem exemplificados na área do Jardim de Mel que fica no parque, atrás do centro de exposições. O primeiro dos 90 Jardins de Mel que existem hoje em Curitiba possui caixas das cinco espécies de abelhas trabalhadas – guaraipo, manduri, mandaçaia, jataí e mirim.

A diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Adriane Cristina dos Santos, lembra que é importante que cada vez mais pessoas saibam das ações da cidade.

“Estamos à disposição de qualquer instituição que deseje conhecer o trabalho da cidade e também desenvolver iniciativas voltadas para os ODS. É uma responsabilidade de toda a sociedade”, anunciou.

A atividade teve o apoio das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Defesa Social, com a participação, nas explicações, do assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Adilson Marin Lopes; da bióloga do Museu Capão da Imbuia, Priscila Kandaslki; do diretor de Desenvolvimento Institucional do Imap, Bernardo Zanini Fadel; e da assessora técnica do Instituto, Simone Iubel.

Após às visitas, foi realizada uma espécie de gincana para mostrar outras práticas da cidade no Salão de Atos.

O caminho

Foi pelo site ODS Curitiba, do próprio Imap, que a professora de Língua Portuguesa do sexto ano do colégio, Géssica Peniche, chegou até a Prefeitura de Curitiba.

“Foi uma feliz coincidência saber que a cidade já vem trabalhando com tantos projetos para atingir os objetivos e mostrar aos nossos estudantes como eles podem contribuir e fazer a sua parte”, contou a professora Géssica.

O trabalho já realizado em sala de aula e com outras atividades têm a intenção de mostrar o papel de cada um deles como cidadão. Termina em novembro, com a apresentação do conhecimento adquirido para as famílias e para a comunidade.

A orientadora de aprendizagem, Tatiana Mielke, reforçou que a atividade vem ao encontro da proposta da escola, de linha jesuíta, de “ser para os demais” e da preocupação com a Casa Comum.

“Mesmo para nós, educadoras, apesar de conhecer o Barigui, foi uma novidade saber tudo o que podemos encontrar aqui de iniciativas da cidade. E poder trazê-los até aqui é bastante significativo”, reconheceu.

Aluna do sexto ano, Ana Clara Furman, de 11 anos, contou que está gostando muito do aprendizado sobre os ODS. “Foi um mundo novo, muito especial que se abriu para mim”, disse Ana Clara. “É muito interessante morar em uma cidade que consegue fazer esse trabalho para atingir os objetivos para que a gente possa viver em um mundo melhor”, completou.

Seu colega Bernardo Helpa disse que depois de saber mais sobre os ODS pode perceber como eles podem ser encontrados pela cidade. “Toda a adaptação para a inclusão das pessoas com deficiência, como as rampas de acesso, foi algo que me chamou a atenção”, contou.

A atividade aconteceu no dia em que Curitiba também participa da campanha #WorldsToDoList, da ONU, com publicações nas suas redes sociais.