Grande Curitiba

Escola de Turismo capacitou 1.600 alunos e lança novos cursos

26 de setembro de 2022 às 15:53
Foto: Pedro Ribas/SMCS

COM ASSESSORIAS – Uma iniciativa da Prefeitura coordenada pelo Instituto Municipal de Turismo, o programa Escola de Turismo foi criado em 27 de setembro de 2021, no Dia Mundial do Turismo, e vem transformando a qualidade de atendimento do setor na cidade.

Com a missão de formar uma base de profissionais qualificada e motivada para atender às necessidades do mercado de turismo da cidade, neste primeiro ano a Escola ofereceu 70 cursos com mais de 1600 pessoas certificadas.

Agora, anuncia mais uma parceria com o Senac para a oferta de novos cursos, todos gratuitos, no mês de outubro (programação abaixo).

“A Escola se consolida não apenas pela qualidade de seus cursos, mas pelo potencial em articular novos parceiros que fortalecem cada vez mais o turismo em Curitiba”, diz Grécia Correa, articuladora do Programa Escola de Turismo.

“Com conceito voltado ao destino receptivo, firmamos parcerias nos setores de cultura, educação, meio ambiente, universidade e o Senac, avançando cada vez mais na qualidade e efetividade dos nossos cursos.”

Reunindo o setor público, o setor privado e o terceiro setor, a Escola soma os interesses do trade e da sociedade, formando uma base de conhecimento, preparação e suporte técnico para a área. Além de benefícios econômicos e sociais, Curitiba aumenta a sua competitividade como Destino Turístico Inteligente.

Aprimorando o trade

Há oito anos, a guia de turismo Vitória Maria Lopez Alves, de 44 anos, administra uma agência de turismo, a Receptiba, e há pouco menos de um ano é aluna frequente da Escola de Turismo. Vitória conheceu os cursos de capacitação do programa enquanto se preparava para renovar sua empresa.

No início, ela conta, o foco era levar pessoas para cidades como Foz do Iguaçu ou Gramado. “Hoje, eu procuro trazer pessoas para Curitiba, para que possam conhecer minha cidade melhor”, relata.

Desde maio deste ano, Vitória já fez 18 cursos de capacitação e não pretende parar tão cedo. O mais recente foi sobre diversidade religiosa. Segundo a guia de turismo, a Escola é uma oportunidade de aprimorar os serviços da Receptiba.

“Desde que comecei os cursos olho para Curitiba de forma diferente. Com esse aprimoramento, o turista pode ser acompanhado por um guia com conhecimento histórico e conteúdos que o incentivam a voltar. Faz toda a diferença”, elogia Vitória.

Novos cursos

As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. As vagas são limitadas e é importante que os interessados se inscrevam com antecedência.

Organização e Planejamento do Receptivo Turístico 
Data: 03/10 a 19/10
Horário: 14h às 17h
Local: SENAC – Rua André de Barros 750

Ferramentas de Planejamento e Gestão Empresarial
Data: 3/10 a 21/10
Horário: 14h às 17h00
Local: SENAC – Rua André de Barros 750

Informações Turísticas e Orientações Profissional Para Taxistas E Motoristas de Aplicativos
Data: 3/10 a 21/10
Horário: 14h às 17h
Local: SENAC – Rua André de Barros 750

Saiba mais: https://escoladeturismo.curitiba.pr.gov.br