Grande Curitiba

Vereadores aprovam criação do Dia do Terço dos Homens em Curitiba

Três projetos de lei foram aprovados pelos vereadores da CMC nesta segunda-feira (26). Além da data, a Câmara avalizou a adesão do IPMC a entidades do setor da previdência.
26 de setembro de 2022 às 15:35
(Foto: Carlos Costa/CMC)

Com 24 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou a criação do Dia do Terço dos Homens, que enaltece uma manifestação religiosa dos católicos do Movimento Apostólico de Schoenstatt. A prática é realizada no Brasil desde 1936 e foi caracterizada, no seu início, por pequenos grupos que se reuniam para rezar nas ruas, evoluindo, atualmente, na capital do Paraná, para encontros mensais dos homens de diversas paróquias de Curitiba (005.00086.2022). A iniciativa é do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) e sugere que a data comemorativa aconteça anualmente no dia 8 de setembro.

“Aqui no Brasil, o Terço dos Homens foi instituído pelo frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no povoado da Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no Sergipe. No exterior, há relatos desses grupos de oração desde 1912”, contextualizou o autor. Ele apontou que a expansão desse movimento religioso resultou, em 2008, na criação das romarias anuais dos grupos de Terço dos Homens ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. “Em Curitiba, há o movimento em 143 paróquias”, disse.

Em plenário, Sidnei Toaldo (Patriota), Oscalino do Povo (PP) e Mauro Ignácio (União) apoiaram a iniciativa, destacando o impacto positivo do Terço dos Homens nas suas comunidades, inclusive pelo fato de a prática trazer os jovens para dentro da igreja. Leprevost destacou que a data escolhida, além do vínculo histórico com o movimento, ganha um sentido a mais na capital do Paraná, pois o dia de 8 de setembro também é a comemoração da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. O projeto volta ao plenário na próxima segunda-feira (3), para votação em segundo turno.

Previdência municipal

Com 28 votos favoráveis, a CMC deu seu aval à filiação do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Curitiba (IPMC) à Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e à Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias do Estado e dos Municípios (Apeprev). O objetivo é melhorar a interlocução nacional do IPMC, acessando atividades formativas oferecidas pelas instituições (005.00062.2022). Em plenário, Professora Josete (PT), Serginho do Posto (União) e Mauro Ignácio (União) discutiram o projeto, sem objeções ao mérito da proposição.

A Abipem e a Apeprev, afirma a Prefeitura de Curitiba, na justificativa do projeto, “congregam interesses dos RPPS do país todo e, além disso, promovem congressos, seminários, workshops, encontros e várias atividades de atualização, aprimoramento e estudos sobre matéria previdenciária”. “Essas atividades têm como finalidade assegurar o desenvolvimento econômico, técnico, administrativo e social das instituições filiadas, visando o bem-estar de seus segurados e beneficiários”, completa a justificativa. A adesão do IPMC custará R$ 5,6 mil por ano ao Executivo.

Cidadania Honorária

Na mesma sessão, os vereadores da CMC aprovaram, em primeiro turno, a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba ao empresário Arno Valberto Grahl, diretor-presidente da Gamma Ferramentas. Natural de Ibirama (SC), ele reside na capital paranaense desde 1983. Grahl já foi executivo de diversas outras empresas e é um incentivador da prática esportiva, patrocinando diversos times de futebol e de futsal, além de programas de jornalismo nas rádios do estado (006.00007.2022). “Não vejo como homenagem, vejo como reconhecimento”, justificou o vereador Tito Zeglin (PDT), autor da iniciativa, que teve o apoio em plenário de Marcelo Fachinello (PSC).

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba