Grande Curitiba

Sustentabilidade, agroecologia e biodiversidade: entenda a importância das abelhas

3 de outubro de 2022 às 15:43
(Foto: Luiz Costa/ SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Dia Nacional da Abelha, 3 de outubro, celebra as responsáveis pela polinização de 90% das plantas brasileiras. Em Curitiba, esses insetos tão importantes têm ‘casinhas’ instaladas em diversos espaços verdes da cidade pelo programa Jardins de Mel, estruturas dedicadas à continuidade das espécies nativas sem ferrão.

Desde o início do projeto, em 2017, já foram instaladas cerca de 150 casinhas em diversos espaços verdes e educacionais da cidade .O programa é uma parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente, da Educação e de Segurança Alimentar (SMSAN).

De acordo com o idealizador dos Jardins de Mel e diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da SMSAN, Felipe Thiago de Jesus, os Jardins de Mel têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das abelhas para o equilíbrio da biodiversidade do planeta.

“As abelhas contribuem para a perpetuação das matas nativas e de toda fauna da nossa região. A Floresta Atlântica, onde nós estamos, depende noventa por cento das abelhas nativas. Além disso, no caso das hortas, a polinização das abelhas garante um fruto saudável e uma semente fértil”, enumera Thiago.

As caixinhas são minicolmeias onde vivem cinco espécies de abelhas sem ferrão nativas do Paraná (guaraipo, manduri, mandaçaia, jataí e mirim) e podem ser apreciadas em locais como a Praça Osório, o Parque Barigui, o Jardim Botânico, o Museu de História Natural do Capão da Imbuia, a Fazenda Urbana, além de estar em hortas comunitárias como a do Rio Bonito, no Campo do Santana, a da Visitação, no Boqueirão, e a Santa Rita IV, no Tatuquara.

AbeLinhas do Conhecimento

O projeto AbeLinhas do Conhecimento, do programa Linhas do Conhecimento da Secretaria Municipal da Educação, comemora o Dia Nacional da Abelha não só em 3 de outubro, mas sempre que compartilha com estudantes a importância desses insetos.

O programa convida escolas municipais a visitarem os Jardins de Mel, além de realizar atividades lúdicas com as crianças. O programa Jardins de Mel também presenteia as instituições com seu próprio jardim.

Uma das escolas é a Senador Enéas Faria, no Cajuru, que possui uma minicolmeia ao lado de sua horta há cerca de um ano. A professora da pré-escola Laudicéia Dias Batista, representante da escola, fez um curso preparatório para o cuidado de abelhas sem ferrões na Fazenda Urbana, também no Cajuru. “Temos uma visão muito básica do que as abelhinhas fazem na natureza, então o curso foi esclarecedor. Soubemos de todas as etapas de cuidado e de todos os papéis que esses insetos têm”, esclarece.

Desde então, a professora e os alunos vêm aplicando esse conhecimento para proteger as abelhas que vivem na escola e também cuidarem melhor da horta. “Tivemos uma situação em que plantamos brócolis, agora no inverno, e floresceu. Mas nós não colhemos, porque ia interferir na produção das abelhas. Então, é esse tipo de consciência que nós temos agora”, relata a professora.

A Fazenda Urbana, referência na produção agrícola ecológica e sem químicos, possui sete caixas do Jardins de Mel e é evidência da importância das abelhas para uma agricultura saudável. De acordo com Fabiana Troyan, coordenadora de eventos da fazenda, o equilíbrio do meio ambiente é a prova.

“Pensando nas abelhas, para que tenham a fonte do pólen, mantemos sempre alguma fonte, por exemplo, as plantações de camomila, tempero, especiarias e flores aromáticas. Cuidando disso, nós melhoramos a genética do fruto e a qualidade do alimento”, declara.

A Fazenda Urbana é voltada à educação para a prática agrícola sustentável nas cidades e realiza cursos técnicos e visitas guiadas.