Programa Conhecer para Prevenir é tema da próxima Tribuna Livre

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe em plenário, na Tribuna Livre da próxima quarta-feira (19), o servidor Álvaro Ismael Martins, membro do Grupo Gestor do Programa Defesa Civil na Educação – Conhecer para Prevenir (CPP). Criada em 2005, a iniciativa é de responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). O objetivo é preparar alunos, pais, professores e demais funcionários da rede municipal para agir em situações de emergência, como acidentes, incêndios, inundações e tiroteios (076.00035.2022).
Martins é servidor do Departamento de Educação Infantil da SME. O convite para participar da Tribuna Livre partiu do vereador Leônidas Dias (Solidariedade). Para o parlamentar, é importante que todos conheçam o projeto. “As crianças recebem noções de análise de riscos, meios de prevenção, conceitos de defesa civil e dos principais fenômenos naturais”, explica Dias.
Regulamentado pela lei municipal 14.579/2014, o Programa Conhecer para Prevenir promove simulados surpresa com as crianças e servidores, além de capacitações sobre os primeiros socorros. As visitas aos equipamentos públicos são semestrais e cada administração regional tem uma mascote.
Também são realizados treinamentos periódicos com a brigada de incêndio de cada unidade e reunião com os pais dos alunos, o corpo docente e demais funcionários. A Defesa Civil ainda disponibiliza cartilha online com as orientações em casos de diferentes emergências.
Segundo levantamentos do Instituto Sprinkler Brasil, em 2021, o número de incêndio estruturais – ou seja, ocorridos em prédios públicos e estabelecimentos privados – cresceu 85,2%, na comparação com o ano anterior. Em todo o país, foram registradas 2.301 ocorrências, sendo 77 em estabelecimentos de ensino. O Paraná concentrou 8% dos incêndios estruturais.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas em pauta são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.
Conforme o Regimento Interno (RI) do Legislativo, as Tribunas Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – por acordo de líderes, após o espaço do pequeno expediente. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda a participação de representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba