Grande Curitiba

Felicidade em debate: Greca recebe ex-ministro da Educação do Butão

8 de novembro de 2022 às 11:57
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (7/11), o prefeito Rafael Greca recebeu, no Palácio 29 de Março, Thakur S. Powdyel, ex-ministro da Educação do Reino de Butão, que veio a Curitiba participar como palestrante do Congresso Internacional de Felicidade, realizado no fim de semana.

“É uma honra recebê-lo. Somos uma cidade educadora, recentemente participamos do Congresso Internacional de Educação, na Coreia do Sul, e sediaremos o congresso em 2024”, contou Greca.

Powdyel foi o primeiro ministro da Educação escolhido democraticamente no país e levou o Butão rumo ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimentos do Milênio (ODMs) estabelecidos pela ONU. Seus maiores interesses incluem integridade institucional, dignidade nacional, educação moral e a chamada Felicidade Interna Bruta (FBI).

O índice FIB é um conjunto de indicadores criado no Butão em 1972 como uma alternativa ao conhecido Produto Interno Bruto (PIB), para medir qual era a felicidade o bem-estar da população. A proposta era que a economia não fosse constituída apenas por produtividade e consumo: também deveria levar à população valores espirituais do budismo, psicológicos e culturais.

Durante o encontro, Greca conversou sobre as bases religiosas do Butão, convidou o ex-ministro para uma nova visita e se interessou por uma possível troca de experiências no setor de educação. O ex-ministro contou que, quando criança, estudou sobre o Brasil como um grande produtor de cana-de-açúcar, elogiou Curitiba, o café brasileiro e se disse muito feliz com a troca de experiências.

“Existem grandes diferenças entre nossos países, o Brasil é o quinto maior do mundo, enquanto o Butão é um pequeno ponto no alto dos Himalaias. Em termos de evolução e desafios históricos também somos muito diferentes e muitos mares nos separam. Mas compartilhamos a mesma afinidade pelo bem-estar, pelo interesse por nossas crianças e pela solidariedade que queremos para o futuro”, declarou Powdyel.

O prefeito presenteou o ex-ministro com uma miniatura de madeira de uma Araucária e recebeu um livro que relata o medo que surgiu no país e a solidariedade que brotou desse sentimento durante a pandemia de covid-19 no Butão.

“A felicidade e a paz são frutos da compaixão. Vamos colocar o Butão em nosso coração e pedimos que leve o Brasil e Curitiba também em seu coração”, finalizou Greca.

Participaram do encontro o vice-prefeito Eduardo Pimentel; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o assessor-chefe de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; o assessor de Articulações Políticas Lucas Navarro; o presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas, Gustavo Arns; e a coordenadora MICE Curitiba/Air Promo, Angélica Paixão.