Grande Curitiba

Curitiba vai sediar o próximo Congresso Brasileiro de Espeleologia

9 de novembro de 2022 às 12:01
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Curitiba é a cidade escolhida para sediar o 37º congresso nacional da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), de 26 a 29 de julho de 2023. Para divulgar o evento, uma comitiva formada por representantes da SBE e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) visitou o prefeito Rafael Greca.

O encontro foi nesta terça-feira (8/11), no Palácio Solar 29 de Março, e reuniu também a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. “Estamos ansiosos por receber, no ano em que a nossa Curitiba estará celebrando os seus 330 anos, esses pesquisadores das entranhas sagradas das terras brasileiras, que guardam parte importante da nossa biodiversidade”, disse Greca. Ele costumava visitar cavernas – que são o objeto de estudo da espeleologia – com o pai, o engenheiro Eurico Dacheux de Macedo. A de Bacaetava, em Colombo, na Região Metropolitana, era uma delas.

Segundo o presidente da SBE, José Roberto Cassimiro, o evento deverá atrair para Curitiba cerca de 250 estudiosos e palestrantes, além de observadores da União Internacional de Espeleologia. “Será um momento especial porque eles virão avaliar a estrutura do país para receber o Congresso Internacional que acontecerá em 2025, em Belo Horizonte”, contou.

O Congresso Brasileiro de Espeleologia é bienal e acontece desde 1964, cinco anos antes da fundação da SBE.

Meio ambiente e arte

Durante o encontro, Greca foi presenteado com o quadro que retrata, à caneta esferográfica, a gruta do Lago Azul de Bonito, no Mato Grosso Sul. O trabalho é da artista visual e espeleóloga Birgitte Tümmler, que está organizando a primeira mostra de arte Espeleoarte. O evento, que acontecerá em espaços da Fundação Cultural, será aberto em 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente) e a mostra poderá ser visitada até o final do congresso.

Também participaram do encontro a presidente do 37º congresso da entidade, Gisele Sessegolo; o chefe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), Jocy Brandão Cruz, além dos representantes da entidade Diego de Medeiros Bento, Cláudia Alves e Thaís Nunes Xavier; e o associado da SBE Maylon Alberto da Silva.