Grande Curitiba

Regional Matriz ganha complexo de segurança nutricional e lâmpadas LED nas ruas

5 de janeiro de 2023 às 17:11
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O ano de 2022 marcou os 25 anos de funcionamento da Rua da Cidadania da Matriz – a sede da Administração Regional, na Praça Rui Barbosa – e uma série de realizações da Prefeitura nos 18 bairros que compõem seu território. A inauguração do Complexo de Segurança Alimentar do Capanema, sob o viaduto do Capanema, no Jardim Botânico, foi um dos destaques.

O equipamento é formado pelo 35º Armazém da Família da cidade e a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, assim denominada em homenagem à advogada paranaense falecida no começo de 2022. No local também fica um dos restaurantes do programa Mesa Solidária, para distribuição de refeições gratuitas ao público em situação de vulnerabilidade social.

O complexo recebe cerca de 500 pessoas por dia, do café da manhã ao jantar, e deu sentido a um espaço até então ocioso. Colore o ambiente um painel dos artistas Ferge e May, também autores da arte mural que alegra as paredes do Restaurante Popular da Rui Barbosa com imagens de ícones de Curitiba.

Casa reformada e iluminação melhor

Espaço de alimentação popular de qualidade, o restaurante da Praça Rui Barbosa foi revitalizado este ano. A intervenção fez parte da reforma realizada na Rua da Cidadania, que prestou quase 108 mil atendimentos entre outubro de 2021 e setembro deste ano.

O Restaurante Popular da Regional da Matriz recebeu pintura, adequação da estrutura metálica e acessos, além de 14 postes com lâmpadas de LED no Mercado Central.

Perto dali, as igrejas do Bom Jesus e do Sagrado Coração de Maria receberam iluminação cênica, enquanto ruas como Riachuelo, Vicente Machado, São Francisco e Cruz Machado tiveram seu antigo sistema de iluminação substituído por modernas e econômicas luminárias de LED, levando mais segurança às ruas centrais.

Na Regional Matriz são 12.305 novos pontos atendidos com a nova tecnologia desde 2017. Desse total, 3.690 foram instalados em 2022.

Centro e entorno em dia

No coração da cidade, a Praça Carlos Gomes começou a ser revitalizada. O objetivo é tornar o espaço mais inclusivo, com a melhoraria da acessibilidade para pedestres com deficiências por meio da adequação do piso e rampas de acesso.

Para isso, equipamentos como bancas de jornais, floreiras e lixeiras também estão sendo relocados, sem prejuízo do paisagismo ou do piso histórico que homenageia o compositor erudito brasileiro que dá nome ao local.

No Jardim Social, a Praça da Alemanha também ganhou nova área de lazer infantil com brinquedos rústicos, feitos de troncos de árvores.

Endereço do Museu Paranaense e da Feira de Artesanato, no São Francisco, a Rua Kellers ganhou 500 metros de calçadas novas e acessíveis entre a Alameda Doutor Muricy e a Rua Martin Afonso. Além disso, 244 metros de asfalto novo foram implantados entre a Muricy e a Rua Ermelino de Leão.

Cuidando da cidade

Pelo programa de recuperação da malha viária de Curitiba, trechos de ruas dos bairros Cabral, Juvevê e Alto da Glória foram contemplados com 1.624 metros de asfalto novo. Entre eles estão Augusto Stresser, Nicolau Maeder e Barão de Guaraúna, que também funcionam como rotas do transporte coletivo.

Os cuidados com o pavimento fazem parte dos 94.932 metros de asfalto novo executados na Regional Matriz em 2022, que também ganhou 3.690 novos pontos de lâmpadas de LED e 8.190 atendimentos de manutenção, para repor luminárias queimadas ou danificadas.

Durante a gestão Rafael Greca, foram realizadas 1552 ações de pavimentação em 1335 ruas. Algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. A extensão total de Asfalto Novo é de 762.546 metros. São 1493 intervenções entregues (705.310 metros) e 59 em andamento (57.236 metros). Entre elas estão a Rua Alferes Poli, na altura do terminal de ônibus Rui Barbosa, e a Westphalen, entre Iguaçu e Rua Engenheiros Rebouças.

A Prefeitura também cuidou do paisagismo da Matriz, executando 1.597.805 metros quadrados de roçada em áreas e equipamentos públicos como praças e unidades de saúde.