Grande Curitiba

Implantação de 2,8 km de asfalto muda paisagem da Vila Pantanal

10 de janeiro de 2023 às 11:26
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Beneficiadas pelo programa Asfalto no Saibro, as ruas da Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, estão de cara nova. No total, foram 2.818 metros de pavimento novo na região, o que animou os moradores a cuidarem melhor das ruas e das suas moradias.

Tem gente, por exemplo, que está plantando flores e árvores como o morador da Rua Manoel Ordones há 23 anos, Laudir Pereira, 61 anos.

Satisfeito não só com a chegada do asfalto sobre o saibro, mas também com as obras estruturais que vieram junto com o novo pavimento – implantação do sistema de drenagem, meio-fio -, realizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), ele cultiva a grama em frente a sua casa.

“Sem o pó e a lama, dá para até respirar melhor e cuidar melhor da fachada de casa”, explica Pereira.

Na mesma rua, o comerciante Darci Garcia dos Santos, 65 anos, também elogia as benfeitorias feitas pela prefeitura. “Melhorou 100%, com toda certeza”, fala.

Vizinhança satisfeita

Santos é dono de uma mercearia, anexa à sua casa, onde mora há 25 anos. Ele diz que a nova pavimentação, que deu fim à poeira nos dias secos e à lama, nos dias chuvosos, o incentivaram a investir mais no pequeno negócio. “Estou até pensando em reformar o imóvel”, relata.

As crianças da região também aprovaram o novo asfalto. Quando a rua está sem movimento de veículos, a curitibinha Alice de Fátima Saquetto, 8 anos, aproveita para andar de bicicleta pelas vias agora pavimentadas. “É mais difícil de se machucar, bem melhor de andar”, elogia a pequena, que pedala com a supervisão do tio, Jonathan Saquetto.

14 ruas requalificadas

As obras na Vila Pantanal iniciaram em 2021, na quarta etapa do programa Asfalto no Saibro, em que foram pavimentadas nove vias: as ruas Idelzina Vaz (209 metros), Waldemar Monastier e Lírio (204 metros em continuidade), Plácido Massucheto (164 metros), Lothário Pereira (158 metros), Zires Ferreira Ribas (318 metros), Anna Jarvis (80 metros) e Maria Marques de Camargo (135 metros) e Rua Santa Alves Petra, em frente à horta urbana Folha do Pantanal (155 metros).

Em, 2022, outras cinco ruas foram requalificadas, dando adeus ao saibro: as ruas Manoel Ordones (909 metros), Carlos Klug (120 metros), Kléverson Lopes de Paula (146 metros), Desembargador Benjamin Américo Pessoa (126 metros) e Isaltino Almeida (94 metros).

Asfalto no Saibro

O Asfalto no Saibro é uma das frentes do Programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba para a requalificação da malha viária da cidade, em que o pavimento primário das vias é coberto por asfalto e as ruas recebem sistema completo de drenagem, com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

Lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa Asfalto no Saibro é uma resposta aos pedidos de pavimentação que são feitos frequentemente pela população. Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras do programa Asfalto no Saibro têm como objetivo evitar os transtornos com alagamentos, poeira, lama e sujeira ao pavimentar e instalar infraestrutura de drenagem nos bairros contemplados.

Desde 2017, na gestão do prefeito Rafael Greca, a partir do programa Asfalto Novo, foram realizadas 1.564 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.344 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. São 767,9 km de pavimento renovado por toda a cidade.

As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo e aquelas escolhidas pela população, via Central 156 e pelo Programa Fala Curitiba.