Grande Curitiba

Curitiba e República Dominicana estudam projetos na área da gestão pública

7 de fevereiro de 2023 às 16:48
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os projetos e políticas de Curitiba nas áreas da gestão pública, educação, saúde, segurança e desenvolvimento urbano foram apresentados para a embaixadora da República Dominicana no Brasil, Patrícia Selma Villegas de Jorge. A embaixadora se reuniu com o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, nesta segunda-feira (6/2), na Prefeitura de Curitiba.

Matschinske explicou como funciona o programa Fala Curitiba, que incentiva a população a participar da definição das prioridades para o orçamento público da cidade. A agenda foi organizada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arin) da Prefeitura de Curitiba.

“Discutimos a elaboração de um possível Acordo de Entendimento voltado ao desenvolvimento educacional para os prefeitos da República Dominicana”, explicou a embaixadora.

Pelo lado de Curitiba, a Prefeitura tem interesse em firmar um acordo voltado ao setor turístico.

Planejamento urbano

A embaixadora Patrícia Selma Villegas de Jorge também participou de uma reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O tema do encontro foram os projetos recentes desenvolvidos pelo Instituto.

Relações bilaterais

As relações mantidas com a República Dominicana integram o rol das principais linhas da política exterior do Brasil para o Caribe. Os países exercem papel protagonista em seu entorno e há coincidência de valores e interesses, como o fortalecimento da integração regional, o desenvolvimento econômico e o combate à desigualdade social.

Os dominicanos também viram de forma positiva a atuação da missão brasileira de paz no Haiti, país com o qual compartilha sua única fronteira terrestre.

Também participaram das reuniões o diretor da Escola de Administração Pública, Dario Paixão; o diretor administrativo-financeiro do Imap, Sergio Bento; o diretor de desenvolvimento Institucional do Imap, Bernardo Fadel; a diretora de Informações do Ippuc, Liana Vallicelli; e a coordenadora de Relações Externas do Ippuc, Rosane Popp.