Grande Curitiba

Parque Pinhal de Santana, o mais novo de Curitiba, cai no gosto dos moradores

7 de fevereiro de 2023 às 11:50
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Encravado na extremo sul de Curitiba, a nova unidade de conservação de Curitiba, o Parque Pinhal de Santana, já é sucesso entre os moradores da região.

O 45º parque de Curitiba foi entregue à população em novembro do ano passado, tem uma área de mata nativa tem 250 mil metros quadrados e fica na Rua Delegado Bruno de Almeida, em frente à aldeia indígena Kakané Porã, na Regional Tatuquara.

Morador da Vila Rurbana, no Campo de Santana, Bruno Benício visitou o parque pela primeira vez nesta segunda-feira (6/2). Ele estava acompanhado pela mulher, Débora, e o filho, João Paulo.

“Muito bacana este lugar, tem espaço para jogar basquete com meu filho. Espero que se mantenha como um ambiente familiar”, torce Benício.

Esta semana foram iniciadas intervenções de adequações no parque para a troca das caixas sanitárias e revisão do sistema de drenagem para a ciclovia. Mas o local continua aberto para o público.

Estrutura elogiada

Morador do Campo de Santana, Dirceu Galvão levou a mulher, Gilmara, a cunhada Maria Eduarda e o filho Leonardo para conhecer as belezas do lugar.

“Esta é a segunda vez que eu venho aqui. O lugar é muito legal, tem bastante área verde e um espaço muito bom para as crianças”, disse Galvão.

Ele fez uma sugestão para melhorar o conforto das famílias. Está tudo perfeito, mas seria bom colocar grades de proteção no entorno dos lagos para tornar o local mais seguro para as crianças”, sugeriu.

Qualidade de vida

A implantação e preservação de áreas verdes, que servem como espaços de lazer e convivência da população, fazem parte do Curitiba Viva Bem, uma série de políticas públicas com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

O novo parque conta com sedes da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude; parquinho inclusivo com piso emborrachado; e uma pista de caminhada com 700 metros de extensão. Há ainda colmeias do programa de polinização Jardins de Mel, uma quadra poliesportiva e muita área verde para descanso, contemplação e lazer.

Esculturas de uma pinha e pinhões gigantes, feitas pelo artista Índio Artesão, são o grande diferencial do espaço.