Grande Curitiba

Rotatória e novas calçadas da Prefeitura de Curitiba vão melhorar mobilidade no Vista Alegre

8 de fevereiro de 2023 às 11:31
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Curitiba tem obras de correção geométrica e regularização de calçadas na confluência das ruas Antônio de Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa, no bairro Vista Alegre. A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) para organizar a circulação de veículos na região e facilitar o trajeto do transporte coletivo e dos pedestres e ciclistas.

As intervenções incluem novo traçado da via com implantação de rotatória, serviços de drenagem, requalificação de 270 metros calçadas que vão ganhar acessibilidade, asfalto novo em cerca de 135 metros de vias e paisagismo.

Importante para a região, a Rua Antônio de Grade faz a ligação entre os bairros Vista Alegre e Pilarzinho e é rota de quatro linhas de ônibus: 020-Interbariros II (Horário), 021-Interbairros II (Anti-Horário), 160-Jardim Mercês/Guanabara e 168-Raposo Tavares.

O novo traçado da rua era reivindicação antiga dos moradores, que apresentaram a demanda no programa Fala Curitiba, de audiências públicas.

“As melhorias vão servir para aumentar a segurança de condutores e pedestres, reduzir tempos de deslocamentos e evitar conflitos no trânsito da região. Outro importante aspecto é o fato de a obra atender pedido da população, que se organizou para apresentar a sugestão no Fala Curitiba”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

As obras começaram na primeira semana de janeiro com a retirada dos meios-fios, início dos serviços de drenagem e requalificação das calçadas, que estão recebendo uma faixa em paver e outra de lousinha (lajotas de granito) e, em alguns pontos faixa, gramado.

Na sequência, serão implantadas dez rampas de acessibilidade nos cruzamentos e retirada a ilha da pista que atualmente serve para orientar os veículos que trafegam em direções opostas.

No local, será implantada a nova rotatória para ordenar a conversão dos veículos em segurança ao mesmo tempo que permitem fluidez no trânsito. A última etapa será a requalificação do asfalto.

De acordo com o engenheiro da Smop fiscal da obra, Kayo Carvalho, a previsão é de que os serviços sejam concluídos em abril. O andamento das obras depende das condições climáticas.

Fim dos acidentes

Para quem vive ou trabalha na região, a obra era esperada e considerada fundamental para garantir, ao mesmo tempo, agilidade de quem circula pelo local, mas com segurança nos deslocamentos.

Aos 70 anos, o aposentado Osvaldo Tschannerl, que mora na Rua Antônio de Grade desde que nasceu, acompanhou o desenvolvimento da via, que ao longos das décadas se transformou em corredor de passagem para os bairros Pilarzinho e Vista Alegre.

“O trânsito aumentou muito e ficou perigoso, precisava de uma ação para organizar. Vai ficar muito bom, já aprovamos”, contou Tschannerl.

Outro morador satisfeito é Sanderson Diotalevi, militar reformado e ex-secretário municipal da Defesa Social de Curitiba, no início dos anos 2000.

“Essa é uma obra necessária, reivindicada pelos moradores porque é um entroncamento perigoso de vias. Considero uma ação cirúrgica, pode parecer pequena, mas terá grande efeito na segurança e na qualidade de vida das pessoas”, definiu Diotalevi.

O comerciante Gustavo Coelho Franco, proprietário da New Wave Mercado Natural, na confluência das ruas Antônio de Grade e João Tschannerl, onde a nova rotatória será implantada, acredita que a intervenção eliminará os acidentes frequentes no local.

“Em dois anos que abri o comércio perdi as contas de quantos acidentes ocorreram. Além do trânsito organizado, as calçadas vão promover melhorias aos pedestres e isso é importante tanto para valorizar o comércio como para proteger moradores e pessoas que circulam pelo local”, disse Franco.

Sistema viário

A intervenção integra um lote de obras similares e planejadas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc) para melhoria do sistema viário em toda a cidade. Na divisa entre os bairros Capão Raso e CIC está em andamento a obra de reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz.

Nos próximos meses, obras de correção geométrica e regularização de calçadas serão executadas em outra quatro ruas: Izidoro Chanoski, Arthur Leinig, Carlos Razera, João Tschannerl.