Grande Curitiba

Motoristas do transporte coletivo de Curitiba treinam para evitar acidentes

9 de fevereiro de 2023 às 11:39
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Os motoristas do transporte coletivo de Curitiba estão passando por um programa especial de treinamento para reforçar a prática da direção defensiva¸ que prevê a condução dos veículos de modo a evitar acidentes, mesmo diante de erros que terceiros possam cometer. O treinamento vai até setembro e contemplará todas as operadoras de ônibus da cidade e os 2,8 mil motoristas em atividade.

Nesta quarta-feira (8/2), os motoristas da Viação Mercês iniciaram o programa. Até sexta-feira (10/2) pela manhã e de 15 a 17 de fevereiro à tarde, 148 motoristas da empresa vão passar pela reciclagem.

O projeto é uma parceria entre a Urbanização de Curitiba (Urbs), as empresas de ônibus de Curitiba (Setransp), a Superintendência de Trânsito (Setran), a Escola Pública de Trânsito (Eptran) e o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc). A primeira turma, de 70 motoristas da Viação Tamandaré, passou pela reciclagem em dezembro do ano passado.

“O objetivo é reforçar a orientação junto aos motoristas de ônibus, sobretudo para que tenham uma condução segura e atenta, já que o transporte coletivo faz parte da vida de milhares de pessoas todos os dias”, disse Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

“Temos que treinar nossos motoristas não só para que conduzam os ônibus respeitando as leis de trânsito, mas para que também consigam perceber a possibilidade de algum acidente e atuar para evitá-lo”, ressaltou o presidente do Setransp, Mauricio Gulin.

Condutas seguras

Na programação, estão temas como percepção, fatores e condutas de risco, direção preventiva e empatia. “A ideia é relembrar condutas de segurança, como ligar a seta ao sair do ponto, cuidado na travessia de lombada, no embarque e desembarque”, afirmou Jayme Rodrigo de Paula, coordenador de operações da Eptran.

Entre as orientações, também são reforçadas condutas positivas de rotina como o respeito aos sinais de trânsito, uso do cinto de segurança e dirigir com as duas mãos.

O projeto faz parte das iniciativas de Curitiba para melhorar as condições de trânsito. A cidade é signatária de iniciativas mundiais como o Programa Vida no Trânsito e o Visão Zero, que defendem boas práticas e que trabalham com a premissa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

“No transporte coletivo, conduzimos a população, que é o bem mais valioso da cidade. Não podemos errar”, disse Edson Ferreira, de 52 anos, motorista há 11 anos que participou do treinamento nesta quarta-feira.

“O trânsito mudou muito na última década, com a chegada de novos tipos de veículos como as bicicletas elétricas, scooters e os carros de aplicativo. Temos que nos adaptar a esse novo trânsito e nos atualizar sempre”, completou.

Para Fabricio Pasquai, de 43 anos, que trabalha há 13 anos como motorista, é sempre bom reforçar habilidades.

“Vivemos um novo momento depois da pandemia da covid. As pessoas voltaram a circular e temos mais veículos nas ruas. Além disso, sempre surgem leis novas, precisamos estar atualizados”, lembrou Pasquai.

Aline Souza, de 40 anos, trabalha há três anos como motorista e considerou a reciclagem importante. “Temos que sempre estar atentos a nós mesmos e aos outros”, completou.