Grande Curitiba

Flores, recordações, expectativa e informação na cerimônia de aposentadoria dos servidores

10 de fevereiro de 2023 às 16:36
(Foto: Ricardo Marajó/SMC)

COM ASSESSORIAS – O buquê de flores atrás das tiaras de orelha da pequena Sofia chamou a atenção dos servidores na cerimônia de aposentadoria de fevereiro preparada pelo IPMC, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba. O evento, realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, nesta quinta-feira (9/2), reuniu 41 servidores de diversas secretarias.

Sofia Aguiar Barbosa é neta de Déa Maria Aguiar, servidora que deixa a Prefeitura como exemplo de que nunca é tarde para realizar um sonho. Aos 60 anos, ela comemora a conquista ao lado de toda a família pelos 16 anos como servidora na Educação de Curitiba.

A filha de Déa carrega o mesmo nome e o orgulho pela mãe “Ela se formou quando já era avó. Estar aqui hoje é muito especial pra gente. É comemorar um presente merecido de quem sempre foi tão guerreira”, conta Déa Luiza Aguiar.

A nova aposentada cumpriu o seu papel na Educação de Curitiba, assim como os demais servidores nas suas respectivas áreas e que agora de aposentam. O diretor da Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, agradeceu por isso. “Curitiba é conhecida por ser limpa, educada e sustentável. Vocês, em cada uma de suas carreiras, contribuíram para essa cidade e agora serão recompensados por isso. Muito obrigado pelo que vocês fizeram por todos nós, curitibanos”.

O que te move

Pizzatto também reforçou o valor do autocuidado neste período: “É preciso que vocês encontrem algo que os motive todos os dias”.

Liane Brum, representante da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), trouxe opções para os aposentados, já que a associação dispõe de diversas atividades para eles, em duas sedes.

Em breve, a AAPC terá a opção da pescaria na sede campestre, no bairro Umbará. A servidora Maria de Lourdes Fonseca já demonstrou interesse. “Eu amo pescar. Eu e meu marido passamos horas pescando. Já peguei cada tilápia.”.

Maria é exemplo de pescadora e de profissional que dedicou 26 anos de trabalho na Casa de Passagem das Mulheres, unidade da Fundação de Ação Social. “Já estou com saudades, eu amava trabalhar lá, fazia inclusive peças de crochê para decorar a Casa”, conta emocionada.

O cuidado e amor esteve presente tanto na profissão quanto no casamento de Douglas Domingues Giovanneti. Dentista por 42 anos e casado há 40, ele pretende levar as boas lembranças do tempo em que trabalhou e cuidar ainda mais de sua parceira. “De agora pra frente vamos nos curtir ainda mais. A gente ama cozinhar juntos, caminhar no Jardim Botânico, viajar também. Agora teremos tempo de sobra para aproveitar esses momentos”, resumiu.

Ânimo na mala

“Exercícios físicos são essenciais para a saúde nesta fase, inclusive para aproveitar as viagens”, reforçou Hélio Pizzatto, durante a conversa com os aposentados de fevereiro. “Até para viajar e aproveitar melhor o tempo de vocês é preciso ter condições para tarefas simples, como carregar a mala, por exemplo”.

Isso não é problema para Douglas, que conta que “carregar as malas ainda é fácil! Mas porque mantemos a vida ativa, com os exercícios”.

Além de exercícios, manter os exames em dia é essencial para um envelhecimento saudável. “Vocês, que têm o ICS, façam exames, levem ao médico, isso fará toda a diferença” afirma Pizzatto, ao falar do plano de saúde dos servidores (Instituto Curitiba de Saúde).

Prova de vida em dia

Além de cuidar da saúde, indo em qualquer consulta ou exame no Centro de Saúde do ICS, no Rebouças, na rede credenciada ou em alguma unidade do Sistema Único de Saúde em Curitiba, o aposentado estará validando a sua prova de vida.

Essa foi uma das mudanças deste ano, segundo informou na reunião a gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass. Os aposentados podem conferir, pelo site do IPMC, até quando tem validade a prova de vida.

Ela também alertou que aqueles que têm licença-prêmio não fruída devem protocolar o pedido para que possam habilitar-se para os recebimentos anuais programados pela Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, de acordo com a disponibilidade financeira do Município.

O cadastro deve ser feito no Núcleo de Gestão de Pessoal da secretaria ou órgão ao qual o servidor estava vinculado na ativa. A solicitação deve ser feita até cinco anos após a data da portaria da aposentadoria, para que o servidor garanta o direito. Após cinco anos, o servidor aposentado perde o benefício.

Sass destacou ainda a importância de os aposentados acompanharem as informações atualizadas do portal do IPMC e os diversos serviços e conteúdos disponíveis. A recomendação é que, além do contracheque, os beneficiários aproveitem as demais informações disponíveis no site.

Além dos serviços agendados, o IPMC também realiza atendimentos rápidos por ordem de chegada, no térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória).

Para falar com a equipe de relacionamento, você pode escrever para o e-mail [email protected] ou ligar para (41) 3350-3660.