Grande Curitiba

Ruas do bairro Tarumã passam por obras de recuperação do asfalto

13 de fevereiro de 2023 às 16:47
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – A rotina de passeio do menino Gustavo Erbe Peixoto, 3 anos, mudou nos últimos dias. Acostumado a caminhar com a avó pelas ruas calmas do bairro, o garoto agora só quer ver o trabalho de recuperação do pavimento da Rua Frei Orlando, uma das 11 do bairro Tarumã que estão sendo contempladas pelo programa Asfalto Novo, de recuperação da malha viária.

A rua onde mora a avó, a aposentada Vera Lúcia Erbe, de 72 anos, recebe melhorias em 1.005 metros, no trecho entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral até a Linha Verde.

“Ele insiste em caminhar pela rua para observar as máquinas trabalhando”, conta Vera Lucia, que também se disse satisfeita com a obra.

“O asfalto vai oferecer mais estabilidade para os motoristas e segurança para os pedestres”, afirma a moradora.

Reciclagem

Para recuperar o antigo antipó, desgastado pela ação do tempo, a via começou a receber, em 6 de janeiro, serviços de reciclagem coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Primeiro, a camada danificada foi removida e o pavimento recebeu reforço estrutural. O asfalto antigo foi triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica.

No último sábado (11/2), começaram a ser aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico que estão sendo concluídas nesta segunda-feira (13/2). A última etapa será a sinalização da via.

Segundo o gerente de logística Silvio Rogerio Abel, 42 anos, a manutenção do asfalto chegou em boa hora. Funcionário de uma revendedora de automóveis, ele trabalha há 3 anos na região. “Agora vai ficar melhor. Dava para perceber que o desgaste dos pneus era maior devido às condições do asfalto, que ficou tempos sem manutenção. A obra foi rápida”, elogia Abel.

A via é também rota de ônibus do transporte coletivo. Por ela circulam as linhas 366 Itupava/Hospital Militar e 385 Cristo Rei.

Complexo Tarumã

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o trabalho nas ruas do bairro acontece paralelamente às intervenções do projeto do Complexo do Tarumã, que promoverá a integração do transporte coletivo e dará agilidade ao trânsito.

“Estamos requalificando as ruas do entorno que servirão como alternativas de trânsito durante o período de obras do Complexo do Tarumã, mas que também servirão para melhorar a mobilidade na região. A partir do programa Asfalto Novo vamos requalificar 4.169 metros de pavimento em 11 ruas da região”, explicou Rodrigues.

As obras de reciclagem do pavimento também acontecem nas ruas General Polli Coelho, Maria Ficinska, Olga Graleska de Oliveira Lima, Jacob Bertinato, Alexandre de Gusmão, Raul Joaquim Quadros Gomes, Nagib Daher, Presidente Epitácio Pessoa, Monte Castelo e Affonso Penna.

Asfalto Novo

Pelo programa Asfalto Novo, ruas das dez regionais da cidade estão sendo requalificadas. São mais de 789 km de melhorias em pavimentos com 1.389 ruas beneficiadas com intervenções já concluídas ou em andamento. Em algumas as intervenções ocorreram em diferentes trechos. Somente no Tarumã, são 15 ações que totalizaram 14.680 metros de asfalto recuperado em ruas já concluídas ou que ainda estão em obras.

As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba. O maior volume de obras (87%) acontece em bairros afastados do Centro.