Grande Curitiba

Curitiba amplia apoio a pais e cuidadores de crianças com autismo

17 de fevereiro de 2023 às 14:43
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Primeira cidade do país a implantar programa da Organização Mundial da Saúde para treinamento de familiares e cuidadores de crianças com atraso no desenvolvimento, especialmente pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), Curitiba reuniu nesta quinta-feira (16/2), na Unidade de Saúde Osternak, o primeiro grupo de pais que participam do projeto nos bairros.

O projeto, desenvolvido desde 2020 pela Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba no Ambulatório Encantar, está sendo ampliado para ser conduzido pelos profissionais da Atenção Primária. Inicialmente, é dirigido a famílias atendidas nas unidades de saúde Osternak, Sambaqui e Nossa Senhora Aparecida e contempla pais e cuidadores de crianças na faixa etária entre 2 e 9 anos.

“Nosso objetivo é orientar as famílias para lidar com as particularidades das crianças com autismo e apoiar os pais e cuidadores para melhorar a qualidade de vida de todos em casa”, explica a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Tatiane Michelli Menon de Souza, mãe de Miguel, de 4 anos, é uma das mães que participam do projeto no Bairro Novo. Ela explica que suspeitou do diagnóstico de autismo e então procurou a unidade de saúde para ser encaminhada à consulta com o neurologista. O profissional confirmou a suspeita da mãe – autismo grau 2.

“Eu espero aprender para poder ajudar meu filho. Eu vejo que tem momentos que eu também preciso conhecer melhor o assunto para poder ajudá-lo”, diz Tatiane.

Desde que o filho nasceu, Tatiane deixou de trabalhar e se dedica plenamente à criança. “Tem que levar pra médicos, terapia. Meu sonho é dar acesso a tudo que ele precisa e ver ele caminhar para frente”, disse Tatiane ao explicar porque aceitou o convite para participar do grupo de pais.

Estímulos

O Programa de Treinamento de Habilidades para Pais e Cuidadores de Crianças com Atraso ou Transtorno do Desenvolvimento, especialmente TEA, da Organização Mundial de Saúde utiliza a metodologia da fundação Autismo Speaks, que tem como objetivo auxiliar os pais e cuidadores na estimulação de habilidades, como comunicação e interação social, no manejo dos comportamentos desafiadores, assim como na melhora da sua qualidade de vida.

O trabalho com as famílias começou a ser desenvolvido em Curitiba em 2020 pela equipe do Ambulatório Encantar, serviço ambulatorial de referência para atendimento de transtornos infantojuvenis. Agora, esse grupo de 12 pais do Distrito Bairro Novo está sendo conduzido por profissionais da Atenção Primária à Saúde da região, que passaram por qualificação nos dias 6, 7 e 13 de dezembro de 2022.

Coordenado pela equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde e do Ambulatório Encantar, o projeto deverá ser ampliado gradativamente em outros distritos sanitários.