Grande Curitiba

Câmara Municipal de Curitiba se prepara para audiências e homologa Economia e Saúde

Depois da homologação, vêm as reuniões de instalação, quando serão eleitos presidente e vice de cada comissão
23 de fevereiro de 2023 às 15:59
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) adiantou a homologação das comissões de Economia e Saúde, nessa quinta-feira (23), para preparar o Legislativo para as prestações de contas do Executivo na semana posterior ao Carnaval. No próximo dia 27 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentará os dados de 2022 aos parlamentares durante o horário da sessão plenária. No dia 28, é a vez da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças prestar contas dos gastos da Prefeitura de Curitiba no ano passado.

A coordenação das audiências públicas do Executivo cabe às respectivas comissões temáticas da Câmara de Curitiba, mas como houve a passagem de ano, o Legislativo ainda está na janela de indicação dos novos membros para os dez colegiados e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Para não descumprir o Regimento Interno, a CMC decidiu antecipar quem serão os membros da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização e da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social.

A Comissão de Economia será formada, em ordem alfabética, pelos vereadores Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Hernani (PSB), João da 5 Irmãos (União), Jornalista Márcio Barros (PSD), Osias Moraes (Republicanos), Professora Josete (PT), Rodrigo Marcial (Novo) e Serginho do Posto (União). É uma renovação de 22%, com apenas Pessuti e Prates sendo novatos no grupo, que, no ano passado, foi presidido por Serginho do Posto.

A renovação da Comissão de Saúde foi menor, de apenas 20%, pois houve apenas a entrada de Alexandre Leprevost (Solidariedade), substituindo Marcelo Fachinello (PSC) e se juntando a João da 5 Irmãos (União), a Noemia Rocha (MDB), a Oscalino do Povo (PP) e a Pastor Marciano Alves (Solidariedade). Rocha foi a última presidente. Nos dias que antecedem as audiências, os vereadores se reunirão para instalar as comissões e eleger presidente e vice, podendo reeleger os antigos.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba