Grande Curitiba

Greca vistoria reforma de transformação da Casa Culpi em centro profissionalizante

24 de fevereiro de 2023 às 12:39
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Casa Culpi, edificação histórica de 1887 do Butiatuvinha construída por uma das famílias pioneiras entre os imigrantes italianos da região de Santa Felicidade, passa por uma reforma simplificada para ser transformada em polo de capacitação profissional na área de gastronomia e potencialização turística. As obras passaram pela vistoria técnica do prefeito Rafael Greca, que na tarde desta quinta-feira (23/2) esteve no local acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

O imóvel está sendo preparado para oferecer cursos, palestras e oficinas de qualificação, preferencialmente ao público em vulnerabilidade social.

“Essa antiga casa colonial da Família Culpi vai ser transformada em um liceu de gastronomia turística para ensinar a fazer polenta frita, frango frito, salada de radite e risoto de Santa Felicidade. A ideia é um centro profissionalizante ou uma escola de segurança alimentar, para dar novo uso para essa casa tão linda e tão antiga, que remonta a 1887”, disse Greca.

Iniciada em 11 de janeiro, as obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. A reforma acontece na parte térrea do edifício, no anexo construído nos anos de 1990, quando foi adquirido pelo município para servir como equipamento público. Embora não original, a ampliação ocorrida à época seguiu as características arquitetônicas do local.

De lá para cá, o espaço que originalmente serviu como moradia, armazém e ponto de encontro de motoristas que seguiam ao norte do Paraná teve diferentes funções no município, entre elas a de memorial da imigração italiana e a de Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Reparos e substituições

Para manter as boas condições da edificação e adequar às novas funções, o espaço com cerca de 430 m² está recebendo reparos elétricos, hidráulicos, na cobertura e readequação dos banheiros. Os serviços incluem a substituição do piso, conserto de vazamentos e infiltrações, além da instalação de plataforma elevatória e pintura.

A reforma conta com recursos próprios do município e tem previsão de conclusão no segundo semestre.

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, a requalificação da edificação vai adequar o espaço às novas funcionalidades, mantendo as características da charmosa edificação, localizada no número 8.450 da Avenida Manoel Ribas.

“Com a reforma prepararemos o local para a criação de uma cozinha-escola e outras instalações que propiciem a formação de novos profissionais da área da gastronomia”, explica Rodrigues.

O equipamento vai servir como espaço à formação de profissionais e empreendedores do setor de gastronomia. A ação faz parte do rol de iniciativas da Prefeitura à aceleração econômica e à geração de empregos na cidade. O projeto de requalificação do espaço é assinado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Também acompanharam a vistoria técnica a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, o diretor do Departamento de Edificações da Smop, Luiz Marcelo Mochenski, a fiscal da obra, Ana Luiza Sena, a assessora de gestão intersetorial da Fundação de Ação Social (FAS), Roberta Pivatto, a diretora de Qualificação Profissional da FAS, Melissa Ferreira, e a supervisora da FAS na Regional Santa Felicidade, Valdirene Alves Pires.

Patrimônio edificado

De propriedade do município desde o início da década de 1990, o imóvel no estilo colonial italiano é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP) cadastrada como Patrimônio Histórico Edificado da Cidade. Foi construída por Giovanni Baptista Culpi, em 1887.

Residência da família e também armazém de secos e molhados, o imóvel se tornou importante ponto de encontro da comunidade italiana no final do século 19 e início do século 20. Estrategicamente situada no caminho que se transformou na Estrada do Cerne, ligando a capital ao Norte do Paraná, e que cujo o trecho urbano recebeu o nome de Avenida Manoel Ribas, a Casa Culpi também foi ponto de parada de motoristas que seguiam aquela rota.