Grande Curitiba

Novas turmas de residentes iniciam com aula sobre o SUS de Curitiba

2 de março de 2023 às 11:04
(Foto: Anya Colman e Nathali Luana Baumel/Feas)

COM ASSESSORIAS – A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, realizou nesta quarta-feira (1/3), no auditório do Hospital do Idoso, a aula inaugural para as novas turmas de residentes de 2023.

Os programas são realizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).

Áreas

Dos 63 alunos, 34 são da residência multiprofissional em Saúde do Idoso e Saúde da Família e Uniprofissional em Urgência e Emergência.

Outros 29 são da residência médica em Clínica Médica, Medicina Intensiva, Medicina de Família e Comunidade, Medicina de Emergência, Psiquiatria, e Geriatria.

Durante o evento, a secretária falou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) está organizado em Curitiba. No começo dos anos 1970, por exemplo, o município tinha apenas dez unidades de saúde.

“Hoje, temos 108 unidades de saúde e a rede atende a mais de 53 mil pessoas por dia, um Mineirão (estádio de futebol) lotado”, comparou a secretária, “e vocês vão trabalhar com a gente”, se dirigindo aos residentes.

Na última sexta-feira, a SMS realizou a formatura de 34 alunos dos programas de residência médica e multiprofissional.

A próxima formatura é dos residentes de Medicina de Família e Comunidade. A cerimônia está marcada para o dia 10 de março, às 18 horas, no auditório Gralha Azul, no Campus Botânico da Universidade Federal do Paraná.

Desde a primeira turma, em 2015, os programas da SMS/Feas já formaram 196 residentes médicos e 186 residentes multiprofissionais.

Presenças

A aula inaugural de 2023 ainda contou com a presença do diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, e da diretora de atenção à saúde, Tatiane Filipak; do diretor executivo do Hospital Municipal do Idoso, Peterson de Souza, e do diretor técnico Clovis Cechinel; além de profissionais de saúde, coordenadores e preceptores das residências e estudantes dos programas.