Grande Curitiba

Bairro Novo do Caximba: maior obra socioambiental do Brasil avança no extremo sul de Curitiba

3 de março de 2023 às 11:16
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca vistoriou na tarde desta quinta-feira (2/3) o andamento das obras do Bairro Novo do Caximba, no extremo sul da cidade, na Regional Tatuquara.

Estão ganhando forma as quadras onde serão construídas casas para o reassentamento das primeiras 752 famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária na Vila 29 de Outubro, ocupação irregular na Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu. No total, o projeto beneficiará 1.147 famílias.

“Essa é uma importante realização socioambiental desta minha gestão dos 330 anos de Curitiba. O Bairro Novo do Caximba é o maior esforço de Curitiba em cooperação com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para fazermos justiça social e só está sendo possível graças ao apoio que a administração sempre teve da Câmara Municipal”, disse o prefeito Rafael Greca.

O prefeito esteve no local acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigue, do administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz, e dos vereadores Tico Kuzma, Bruno Pessuti, Beto Moraes e Mauro Bobato.

Além das casas e da reurbanização, o projeto prevê ainda um parque linear, obras de infraestrutura de água e esgoto, iluminação pública com LED e novos equipamentos de saúde, educação e assistência social.

O Bairro Novo do Caximba começou a sair do papel em outubro de 2022 com a organização do canteiro de obras e o isolamento da área para segurança dos moradores e dos operários. Em seguida começaram os processos de estaqueamento e fundação das primeiras quadras.

Atualmente, já estão sendo preparados os platôs e concretadas as estacas nos terrenos onde serão erguidas as primeiras moradias.

Gerador de emprego

O prefeito destacou o fato de o projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba ser também um gerador de emprego e renda para a população local.

Dos 124 trabalhadores envolvidos diretamente nesta fase da obra, 65 são moradores da região e após receberem capacitação foram contratados pela Sial Engenharia, empresa vencedora do edital para execução das primeiras moradias. Alguns deles serão beneficiados no reassentamento e passarão a viver no bairro que estão ajudando a construir.

É o caso do Elder Júnior de Souza, morador do Caximba há 10 anos e que está trabalhando como armador na obra, colaborando no processo que fará a transformação na vida de muitas famílias da Vila 29 de Outubro.

“Trabalho com muita emoção e responsabilidade, estou construindo a minha casa, onde vou fazer o futuro com a minha esposa, mas também estou erguendo a moradia de centenas e outras famílias, muitas conhecidas. É uma alegria que não tem como definir”, contou Elder

Com o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento mais contrapartidas do município, o trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), com apoio da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) na área ambiental e de obras e da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), na área social.

Também participaram da vistoria técnica os engenheiros da Smop responsáveis pela fiscalização da obra, Rodrigo Almeida, Fúlvio Covacci, César Leonardo Guerra; o diretor do Departamento de Edificações da Smop, Soélio Antonio Vendramim, e o vice-diretor Luiz Marcelo Mochenski.

Reassentamento de famílias

A mudança das famílias para as novas unidades habitacionais que estão sendo construídas a menos de 700 metros do local de origem vai permitir a recuperação ambiental da mata ciliar e dar lugar a um parque linear para absorção das cheias do rio sem destruir a vida e a saúde de nenhum morador.

De acordo com o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, o local vai deixar de ser uma ocupação irregular para se tornar uma referência nacional de resiliência urbana e de soluções construtivas inovadoras e sustentáveis.

“O combate aos efeitos climáticos e o resgate da dignidade dos moradores da Vila 29 de Outubro contará com tecnologia de pavimentação inovadora e sustentável com uso de pavimento rígido permeável que amplia as condições de drenagem do local. Todas as casas terão placas fotovoltaicas para aproveitamento da energia solar e caixas de reuso da água das chuvas”, destacou Rodrigues.

Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) a pedido do prefeito Rafael Greca, no início da gestão de 2017-2020, o Bairro Novo do Caximba tem investimentos da Agência Francesa de Desenvolvimento no valor de €$ 38,1 milhões, mais contrapartidas do município.