Grande Curitiba

Novas calçadas melhoram a acessibilidade às estações-tubo na Wenceslau Braz

3 de março de 2023 às 16:27
(Foto: Fabio Decolin)

COM ASSESSORIAS – Novas calçadas vão dar mais segurança e melhorar a acessibilidade para moradores e usuários do transporte coletivo que embarcam e desembarcam nas estações-tubo da Avenida Presidente Wenceslau Braz. Estão em andamento no local as obras do projeto Caminhar Melhor, da Prefeitura de Curitiba, para os deslocamentos seguros no eixo de animação que marca a divisa entre as regionais Portão e Pinheirinho, na Avenida Presidente Wenceslau Braz.

“A implantação e recuperação das calçadas é fundamental para garantir a segurança de todos que se deslocam na cidade. Elas trazem conforto a quem caminha, bem como melhoram a segurança e a visibilidade para ciclistas e motoristas”, explica o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.

Os trabalhos estão sendo feitos por equipes contratadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) em uma área total de 2 mil m².

As obras começaram na Wenceslau Braz, na estação-tubo próxima ao cruzamento com a Rua General Zenon Silva, e seguem em direção à Avenida Santa Bernadethe. Ao longo desse trecho, as equipes fazem a remoção das calçadas antigas e o nivelamento do terreno, com pequenas correções geométricas que sejam necessárias.

Está sendo feita a instalação do novo piso em blocos de concreto ajustado e paisagismo junto às estações-tubo, conforme projeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Calçadas acessíveis

No Cajuru, estão em implantação, também sob coordenação da Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM), novas calçadas na Rua Niterói, ao longo de 1.760 metros de extensão, entre a Rua Trindade e a BR-277. A via forma o binário com a Rua Sebastião Marcos Luiz e é eixo de ligação importante do bairro.

Na CIC, as obras de novas calçadas e recuperação viária estão sendo realizadas num trecho de 500 metros da Rua Léa Moreira de Souza, entre as ruas Pedro Gusso e Schirley Solange Mantovani.

Em Santa Felicidade, a Rua Zem Bertapelle, no trecho entre a Via Vêneto e a Escola Vinhedos, e a Via Vêneto, entre a Zem Bertapelle e a Madre Cléa Merloni, já ganharam calçada acessível e melhorias no pavimento ao longo de 400 metros.