Grande Curitiba

Servidores da FAS se reúnem para tratar do fortalecimento dos direitos das mulheres

3 de março de 2023 às 16:19
(Foto Sandra Lima)

COM ASSESSORIAS – Equipes de supervisão e coordenação da Fundação de Ação Social (FAS) assistiram, nesta sexta-feira (7/3), à palestra O Fortalecimento dos Direitos de Mulheres em Situação de Vulnerabilidade, promovida pela Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres.

O evento reuniu na sede da ADH, coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), dos Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros Pop) e de unidades de acolhimentos, além de gerentes e supervisoras de Núcleos Regionais da fundação.

A assistente social da ADH, Renata Carneiro, explicou que o objetivo da palestra foi fortalecer a política para mulheres em Curitiba, aprimorar os serviços ofertados pela assistência social e promover o protagonismo e a autonomia das que estão em situação de vulnerabilidade social.

Construção da identidade

Durante a palestra, a jornalista Michele Souza Bravos, mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas, falou da construção da identidade das pessoas e grupos, que inclui fatores como o gênero, nacionalidade, idade, raça e religiosidade, e ainda das diferenças existentes entre esses grupos.

“Quando pensamos em política pública, temos que lembrar que os grupos não são homogêneos, eles têm pesos diferentes, e ainda ter consciência que determinadas camadas são discriminadas, o que gera desigualdades que as colocam à margem da sociedade”, disse Michele.

De acordo com a jornalista, a exclusão traz dor e compreender essa dor é importante para que ela possa ser transformada em um marco para um novo momento, que ela chama de “fala”.

Para Michele, na sociedade brasileira, as mulheres ainda fazem parte de um grupo que é discriminado e oprimido. “Por isso a importância de elas ocuparem lugares políticos, que são públicos e coletivos, para ter essa dor transformada”, explicou.

Atendimento humanizado

No início da palestra os participantes, a grande maioria mulheres, fizeram uma dinâmica em duplas para que pudessem observar e serem observados. O resultado foi uma reflexão de como cada um deles se vê e de que forma são vistos pelas outras pessoas.

De acordo com Renata Carneiro, a palestra mostrou o compromisso da Prefeitura com a implantação, implementação e desenvolvimento de políticas públicas para mulheres, consideradas em todas as suas especificidades e interseccionalidades, com objetivo de alcançar a igualdade e equidade entre os gêneros.

“Além disso, buscamos mostrar a preocupação que devemos ter na entrega de atendimento humanizado, empático, sem revitimização, devidamente articulado com os demais serviços do município, tornando Curitiba como referência para outras cidades brasileiras”, disse.

Para a supervisora da FAS do Núcleo Regional Boqueirão, Kátia Melissa Roden da Silva, momentos de discussões, como a palestra promovida pela ADH, proporcionam às equipes reflexões importantes sobre o impacto das influências e marcações sociais que vulnerabilizam o cotidiano das mulheres atendidas pela fundação e sobre a forma adequada de planejar as ações e serviços, visando o fortalecimento do protagonismo e o empoderamento da mulher.