Desenvolvimento urbano de Curitiba inspira município histórico de Minas Gerais

COM ASSESSORIAS – O Instituto Municipal de Turismo (IMT) recebeu na nesta segunda-feira (6/3) uma comitiva da cidade de Paracatu, Minas Gerais. Secretários e técnicos da cidade mineira foram recebidos pela presidente do IMT, Tatiana Turra; o superintendente, Paulo Nauiack; a gerente de Turismo e Eventos, Janaína Reatti; e o representante do setor de produtos turísticos, Dalci Sontag Júnior.
Foram apresentadas as ações de Curitiba como Destino Turístico Inteligente (DTI), Fazenda Urbana, mobilidade urbana e o case do Natal de Curitiba.
“É um prazer recebê-los, nossa cidade é reflexo de boas ações que vem sendo implantadas há muitos anos. Na questão do DTI não é apenas a estrutura municipal que é importante nesse processo. Cada vez mais precisamos dos parceiros da iniciativa privada”, declara Tatiana Turra.
Município histórico de Minas Gerais
Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Igor Araújo Diniz, Paracatu é uma cidade histórica atípica tombada pelo Iphan, fora do eixo dos outros municípios com a mesma vocação turística.
Há apenas 232 km de Brasília, a cidade está no cerrado brasileiro, possui agronegócio de ponta, mineração de ouro e turismo de negócios.
“Nós nos inspiramos muito em vocês, vocês pensam a cidade para as pessoas e nós queremos isso para Paracatu. Queremos avançar no planejamento e desenvolvimento urbano”, salientou Luciana Thomé, consultora do Sebrae/MG.
Mobilidade urbana
Durante o período da tarde os integrantes da comitiva vão visitar a Fazenda Urbana e se reúnem com a diretoria da Urbs para conhecer o sistema de transporte urbano de Curitiba e Linha Turismo.
Também fazem parte da equipe mineira: Patrícia Dias Rezende e Rhayssa Pinto Costa Neto, analistas do Sebrae/MG; Wilker Lemos Garcia, diretor Secretaria de Obras/Departamento de Paisagismo; Márcio Silva Couto, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico; e Leonardo Barros de Oliveira, presidente Agência de Desenvolvimento de Paracatu.