Grande Curitiba

Representantes de São Paulo e da Bahia conhecem boas práticas da educação de Curitiba

7 de março de 2023 às 16:52
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Representantes dos municípios de São Paulo (SP), Ipecaetá e Feira de Santana (ambos na Bahia) estão em Curitiba para conhecer boas práticas da rede municipal de ensino curitibana, entre elas inovação pedagógica, inclusão e escolas integrais.

As escolas integrais curitibanas são o foco da visita do secretário municipal de Educação de São Paulo (SP), Fernando Padula. Na segunda-feira (6/3), ele esteve nas escolas Jornalista Arnaldo Alves da Cruz (Boqueirão), Issa Nacli e UEI Irati (ambas no Cajuru), acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e da gerente de Educação Integral, Michelle Thaís Faria Feliciano.

“Nosso objetivo é qualificar e ampliar essa oferta, começando com parte das turmas e na sequência aumentando esse número, dentro da capacidade da rede. Começaremos com as turmas que apresentem maior demanda. Lembrando as famílias que preferirem o período regular podem continuar assim”, explicou Maria Sílvia.

“Adorei conhecer a rede curitibana. A espinha dorsal é o currículo, e foi muito interessante conhecer as propostas do integral e as UEIs, que são as unidades com o integral em Curitiba”, comentou o secretário.

O atendimento do integral está em expansão na rede municipal desde 2017. O aumento da oferta é feito de maneira gradativa, e depende da estrutura das unidades e da demanda da comunidade.

O número de escolas municipais com oferta da educação integral em tempo ampliado já subiu de 86 para 126. Até o final deste ano, 156 unidades devem ter pelo menos parte das turmas com opção do integral ou atividades nas UEIs próximas.

Mãos na massa

O integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas diferenciadas, como práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, Língua Portuguesa, entre outras. A alimentação escolar também é adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional.

Um dos destaques das unidades integrais de Curitiba é o projeto “Mãos na Massa: economia doméstica para os estudantes da rede municipal de ensino”, com propostas de vivências do cotidiano e atividades manuais, que envolvem culinária e costura, de maneira articulada com conteúdos curriculares, como matemática e ciências, por exemplo.

Centro de Autismo e inovação

Já os baianos visitaram o Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista (CEETEA), primeiro do Brasil nesse modelo, inaugurado em 2019. A secretária da Educação de Feira de Santana, Anaci Paim, e o prefeito de Ipecaetá, Júnior Piaggio, conheceram a metodologia própria utilizada em Curitiba, o que pode servir como base para ações em seus municípios.

“Além do atendimento especializado para os estudantes, temos a Escola de Pais, para acolher e orientar as famílias”, explicou a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel.

“Muito interessante”, comentou o prefeito de Ipecaetá. O grupo da Bahia também conheceu os Faróis Móveis e os Faróis do Saber e Inovação. Eles visitaram a Escola Municipal Herley Mehl, no bairro Pilarzinho (Farol Manuel Bandeira).